LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Lusofonia: Luanda acolhe VIII Fórum Internacional do CIALP para debater turismo e património 04 Maio 2022

A cidade de Luanda (Angola) acolheu, esta terça-feira, o VIII Fórum Internacional do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) que propõe debater e reflectir, de forma conjunta, a relação entre o turismo e o património.

Lusofonia: Luanda acolhe VIII Fórum Internacional do CIALP para debater turismo e património

Segundo escreve Inforpress, de acordo com informações disponibilizadas pelo CIALP , em Lisboa, o fórum, que decorre até quinta-feira, 05, é organizado em parceria com Ordem dos Arquitectos de Angola (OA) com o título Turismo e Património”, e contará com a participação do Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde (OAC), Jobe Amado, e da vice-presidente da OAC, Mara Lima.

“Colocar a cidade na vanguarda da preservação da diversidade histórica e arquitectónica, tal como, suscitar o debate e reflexão conjunta sobre a relação entre o turismo e o património, e ainda compreender, como é que Luanda e outras cidades respondem a esse desafio” são os objectivos do encontro, conforme o CIALP.

De acordo com a mesma fonte, o evento acontece no âmbito do XXIV Encontro CIALP, integrado no evento “Capital da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Luanda 2022”.

“A cidade de Luanda, capital de Angola, desafia-se todos os dias para se tornar cada vez mais habitável, bonita e integrada na rede internacional de cidades. A memória colectiva dos seus lugares, monumentos e sítios começa a adquirir, nos nossos dias, preponderância, convidando a revisitar a história e, assumindo-se assim, como uma alavanca para o turismo”, frisou a organização, cita a mesma fonte.

A sessão da abertura do evento, que aconteceu esta tercafeira, 03 de Maio, foi presidido pelo secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, e teve intervenções do presidente da OA, Celestino Chitonho, e do presidente do CIALP, Rui Leão.

Criada em 1991, cnforme Inforpress, o CIALP detém a categoria de Observador Consultivo da CPLP e integra a Comissão Temática do Ambiente, Cidades e Territórios dos Observadores Consultivos da CPLP. O CIALP é uma organização internacional focada em potencializar a cooperação e a afirmação dos arquitectos dos países e territórios de língua portuguesa, congregando mais de 220 mil arquitectos.

As ordens ou organismos profissionais de arquitectos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são membro do CIALP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project