MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Luta no cockpit: Piloto e co-piloto da Air France esmurraram-se em pleno voo 01 Setembro 2022

A Euronews noticia, esta semana, um incidente ocorrido em 23 de maio na rota da Air France entre Genebra e Paris: no cockpit, o piloto e o co-piloto desentenderam-se e entraram num corpo-a-corpo nos céus. Ambos continuam suspensos.

Luta no cockpit: Piloto e co-piloto da Air France esmurraram-se em pleno voo

Segundo a imprensa da referência, que cita um relatório da autoridade aeronáutica BEA, os dois pilotos da Air France ao comando do Airbus A320 no voo entre Genebra e Paris "em junho" protagonizaram o incidente "grave" que está agora na alçada da autoridade aeronáutica.

Uma visita ao site do BEA-Gabinete de Inquéritos e Análises para a segurança da aviação civil/comercial indica que o incidente "grave" — dada a responsabilidade dos envolvidos, constitui um atentado contra a segurança do transporte aéreo — ocorreu em 23 de maio. Foi em junho que o processo deu entrada no BEA, sediado em Paris.

Foi no início do voo, pouco depois da descolagem em Genebra que tudo começou. O co-piloto recusou obedecer a uma das instruções do comandante e a partir daqui as versões divergem.

O comandante do avião diz ter atingido o co-piloto "inadvertidamente" (sem querer), enquanto que este o acusa de lhe "ter atirado ao rosto uma placa de madeira".

Só a "pronta intervenção" do pessoal de cabine (PC) pôs termo à briga entre os que, dentro do seu santuário-cockpit, têm a responsabilidade de tantas vidas nas suas mãos. Além de terem posto fim à briga, um dos comissários de bordo teve de ficar, o voo todo, sentado no cockpit para vigiar os dois pilotos.

Intervenção inusitada, já que por definição esses profissionais (PC: assistentes de bordo) atuam para assistir e garantir o conforto e a segurança dos passageiros.

Fontes: Euronews/Le Figaro/La Tribune/BEA_AERO.org. Foto do site da Air France.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project