NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Palácio da Cultura acolhe exposição “50 anos de musicalidade pictórica” de Kiki Lima 07 Dezembro 2019

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas e do Palácio da Cultura Ildo Lobo, apresenta, esta sexta-feira, a exposição de pintura “50 anos de musicalidade pictórica” do artista plástico Kiki Lima.

Praia: Palácio da Cultura acolhe exposição “50 anos de musicalidade pictórica” de Kiki Lima

Em comunicado, diz o MCIC que a mostra “50 anos de musicalidade pictórica” de Kiki Lima ficará patente no Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL), até 14 deste mês.

Percurso do artista

Conforme a mesma fonte, Kiki Lima é um pintor contemporâneo de Cabo Verde. Nasceu na ilha de Santo Antão, em 1953, tendo iniciado nas artes plásticas em 1969 em pintura e tarde em escultura. Ingressa na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1985, para cursar Design de Comunicação até 1990.

Além de pintor, escultor e designer, Kiki Lima é também compositor e intérprete.Talvez, por isso, a sua obra, expressionista e de grande luminosidade, pareça, segundo o MCIC, reproduzir o alegre e, ao mesmo tempo, morno sentimento musical do Arquipélago de Cabo Verde. Esta sua vertente artística, prossegue a mesma fonte, como poeta/cantor, deixa a todos espreitar nas telas, uma alegria popular muito vincada em conversas de rua, mercados, recantos e danças quase sentindo os sons das coladeiras com ritmos únicos que já contagiam o mundo.

Segundo a fonte referida, o retrato pictórico recriado e recomposto do quotidiano urbano e rural das ilhas, é a sua linha mestra – rotinas de festa e trabalho observadas num expressionismo de cores a quem o pintor imprime movimentos quase cinéfilos por via de uma fluidez cromática rara, sempre com grande acento nostálgico. Kiki Lima alcançou merecido sucesso com centenas de exposições realizadas em vários países do Mundo, destaca o MCIC.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project