Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

MCIC contempla Grupos de Tabanca de Santa Catarina com apoios financeiros 15 Junho 2018

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) vai atribuir a quantia de 200 contos a cada um dos 10 grupos de Tabanca de Santa Catarina. Este subsídio destina-se à revitalização dos grupos e desta manifestação cultural, dando mais dignidade às respectivas capelas, à aquisição de instrumentos e indumentárias, bem como à realização de actividades lúdico-pedagógicas. A doação vem no seguimento do termo de compromisso assinado em Abril passado, entre o ministério e os grupos de Tabanca.

MCIC contempla Grupos de Tabanca de Santa Catarina com apoios financeiros

De acordo com um comunicado enviado pelo MCIC, para receberem essa quantia, os grupos deverão ter base legal, ou seja, devem estar devidamente registados, sublinhando que, esta matéria tem criado alguns constrangimentos. “Apenas dois têm existência legal e são os únicos que, até agora, conseguiram assinar o contrato com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Como forma de ultrapassar o problema, o IPC, através da Direcção do Património Imaterial e do Gabinete Jurídico, tem prestado assessoria técnica e jurídica aos vários grupos para se organizarem legalmente.

Refere-se que, num encontro realizado na última segunda-feira, entre a Vereadora da Cultura, Jassira Monteiro, e o Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Jair Fernandes, esteve em agenda o inventário de base comunitário que o Instituto pretende realizar em Outubro, integrando a capacitação técnica dos grupos, e que vai ter a colaboração do Pelouro da Cultura.

Ainda no âmbito da valorização da Tabanca, ficou estabelecido, a realização do Festival Nacional da Tabanca, que acontece a 25 de Agosto próximo, em Santa Catarina, interior da ilha de Santiago. CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project