ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Complexo de Ilhéu de Santa Maria: Magnata chinês David Chow anuncia que quer investir nos ramos da banca, protecção ambiental e agricultura no arquipélago 17 Fevereiro 2018

O magnata chinês, David Chow, investidor do Complexo Turístico do Ilhéu de Santa Maria, manifestou hoje,16, durante o acto de lançamento do Hotel Praia de Gamboa, o interesse em apostar em outros investimentos em Cabo Verde, com destaque para o ramo bancário, a protecção do ambiente e a agricultura. Este grande projecto, agora na fase de concretização, foi concebido e negociado no Governo de José Maria Neves.

Complexo de Ilhéu de Santa Maria: Magnata chinês David Chow anuncia que quer investir nos ramos da banca, protecção ambiental e agricultura no arquipélago

Durante a cerimónia do lançamento oficial da primeira pedra das obras para o Hotel Praia da Gamboa e a ponte de ligação ao Ilhéu de Santa Maria, avaliado em 250 milhões de euros, David Chow disse que a estabilidade política do país foi fundamental na sua opção em investir no território cabo-verdiano e promete ainda investir muito mais neste país da África Ocidental.

Conforme revelou o magnata citado pela agência cabo-verdiana de notícias, tem projectos concretos e está determinado em investir e muito no solo cabo-verdiano, em áreas diversas, que terão impacto directo na economia cabo-verdiana e, sobretudo, na criação de empregos para a população cabo-verdiana.

Em relação à obra em curso, esclareceu que as construções tiveram um atraso porque tiveram de ser submetidas a alguns ajustamentos, ressalvando, que, entretanto, vai acelerar o projecto para cumprir o prazo previamente estabelecido desta infraestrutura, já que a equipa de trabalho vai ser reforçada com técnicos especializados provenientes de Macau.

Segundo ainda a Inforpress, David Chow sublinha que este complexo turístico por si só vai criar muitos postos de trabalho e facilitar empregos a jovens cabo-verdianos, mediante o apoio dos governos de Cabo Verde e da China. Promete ainda dotar o país de infraestrutura de qualidade, capaz de projectar Cabo Verde no mundo dos negócios.

Na cerimónia de hoje, na qual o Governo esteve representado pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, o vereador da Câmara Municipal da Praia, Rafael Fernandes, representou a edilidade da capital, tendo destacado o facto de a obra em apreço coincidir com o ano da celebração dos 150 anos da elevação da Praia de Santa Maria à categoria da Cidade.

Conforme a fonte que vimos referindo, Fernandes reafirma o firme compromisso da autarquia praiense em adaptar e aprofundar politicas e mudanças qualitativas para uma “Praia Sonhadora e de Esperança” para um futuro cada vez melhor, tendo considerado que este grande investimento em curso vai ao encontro das pretensões de se fazer da capital o maior centro urbano do país e de primeiro nível, com maioríssimas economias de aglomerações.

Dimensão do projecto que vem do governo anterior

Rafael Fernandes fez questão de ressaltar que este “grande projecto” terá impacto importantíssimo em matéria de produção, criação de emprego, aumento de rendimento da economia, de forma a colocar Cabo Verde no mapa mundial com benefícios para o País e particularmente, para a Cidade da Praia.

O Complexo Turístico do Ilhéu de Santa Maria foi aprovado e negociado no Governo de José Maria Neves. Projectado para ocupar uma área de aproximadamente 163 mil metros quadrados, o Complexo Turístico do Ilhéu de Santa Maria terá um resort, um centro internacional de convenções com Casino, um centro cultural, incluindo um museu da escravatura, uma boutique-hotel, além de espaços verdes.

O resort será ainda dotado de uma marina com clube náutico e capacidade para entre 20 a 30 embarcações.

A expectativa é que o Complexo Turístico Ilhéu de Santa Maria venha a gerar 2100 postos de trabalho directos e receber diariamente 12 mil pessoas nos sectores do comércio, lazer, desporto e cultura, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project