CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio: Associação de Pescadores Vindos do Norte congratula-se com chegada de máquina de gelo 09 Maio 2023

O presidente da Associação de Pescadores Vindos do Norte, Marcelino dos Santos, disse hoje que a classe congratula-se com a chegada da máquina de gelo, mas aguardam com “ansiedade” a sua instalação, após longo tempo de espera.

Maio: Associação de Pescadores Vindos do Norte congratula-se com chegada de máquina de gelo

O anúncio do edil maiense, Miguel Rosa, de que a máquina de gelo destinado aos pescadores da vila da Calheta já se encontra naquela vila deixou a Associação, os pescadores e as peixeiras “muito contentes”, disse à Inforpress, o presidente da Associação de Pescadores “Vindos do Norte”, Marcelino dos Santos, para quem esta é a notícia que há muito estava a espera.

Conforme avançou o autarca Miguel Rosa, a máquina de gelo, que foi oferecido pela FAO no quadro do projecto “pesca costeira”, já se encontra na ilha há vários dias, mas ainda não instalada porque a pessoa que estava indicada para fazer este trabalho faleceu, pelo que foi necessário contratar um outro técnico para prestar este serviço que, a qualquer momento, pode ser concretizado.

Marcelino dos Santos disse à Inforpress que esperam que a sua instalação não demore por mais dias, uma vez que se está numa época alta da captura em que os pescadores procuram o gelo para realizarem as suas actividades um pouco mais distante.

“Todos os anos por esta altura, muitos pescadores da vila da Calheta mudam para a baía de porto cais para fazerem uma melhor pesca, porque ali estamos mais perto das bancas de pesca, por isso precisamos de ter gelo para pudermos permanecer durante uma semana e tendo gelo aqui na Calheta vai ser um grande ganho, tanto para nós como para as peixeiras”, sublinhou.

Marcelinos dos Santos, enfatizou ainda que a Associação que representa está preparada há muito tempo para fazer a gestão daquele equipamento que solicitaram à FAO, durante os vários encontros com os técnicos daquela instituição.

Embora admita que estavam à espera que a referida máquina fosse instalada nas imediações da praia de Baxona, admitiu que o mais importante é que a mesma seja instalada naquela vila e à disposição de todos os pescadores e peixeiras da zona norte.

Aquele responsável mostrou-se convicto de que vão poder dar resposta a toda expectativa criada em torno da instalação e gestação da máquina de gelo na vila de Calheta, uma vez que existe muita procura, tanto por parte dos pescadores e peixeiras locais e também daqueles que vêm da ilha de Santiago.

Além disso, apontou que a esta altura existe muita procura por parte das pessoas que fazem os seus negócios nas festas de romaria e não só, além dos grupos que realizam os seus convívios nas diversas praias da ilha.

Aproveitou a ocasião para exortar a edilidade maiense a encontrar a pessoa indicada para a instalação do equipamento, o mais breve possível, de modo a não defraudar as expectativas dos pescadores da zona norte da ilha.

De referir que a máquina de gelo, ofertada pela FAO, vai ser instalada no edifício do mercado municipal da vila da Calheta, local onde também funcionou o primeiro equipamento do género naquela vila.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project