Presidenciais

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio: CNE vai diminuir nùmero de mesas de voto utilizado nas duas eleições anteriores 29 Setembro 2021

A CNE vai reduzir um total de seis mesas de voto nas presidenciais de 17 de Outubro, no Maio, em comparação com as duas eleições anteriores, tendo em conta a actual realidade que o país vive neste momento.

 Maio: CNE vai diminuir nùmero de mesas de voto utilizado nas duas eleições anteriores

A informação foi dada à Inforpress pelo delegado da CNE, na ilha do Maio, Sansi Moreno, explicando que a decisão se deve a actual realidade que se vive no país e na ilha, em que uma percentagem significativa da população já se encontra vacinada, o que transmite uma certa segurança sanitária.

Conforme explicou, o Código Eleitoral estipula que cada mesa de voto deve haver 450 eleitores, mas com a situação pandêmica tiveram que diminuir este número nas eleições autárquicas e legislativas, por isso cada mesa só podia albergar 300 eleitores, o que ditou o aumento de 17 para 23 mesas de voto, com vista a evitar aglomeração de pessoas.

Aquele responsável informou, por outro lado, que com a taxa de vacinação que se regista no país, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu então voltar ao modelo praticado antes da pandemia, o que também vai implicar a redução dos membros de mesa contratados anteriormente.

Neste sentido, a CNE na ilha do Maio está a delinear uma campanha de esclarecimento junto da rádio comunitária local, para informar as pessoas de que os eleitores que antes da pandemia votavam numa mesa vão poder fazê-lo normalmente nas presidenciais de 17 de Outubro.

Sansi Moreno frisou que na cidade do Porto Inglês, nas eleições anteriores foram aumentadas mais duas mesas, totalizando sete, mas que nas presidenciais de 17 de Outubro vai-se diminuir para cinco mesas, acrescentando que também na vila do Barreiro vai se diminuir mais uma mesa, assim como na vila da Calheta.

Informou que ainda durante o dia de hoje vai haver um encontro entre a edilidade, os mandatários dos candidatos e a CNE – Maio para se fazer o sorteio dos locais e definir os espaços, onde vão ser colocados os materiais de propaganda eleitoral.

Na ilha do Maio, neste momento, estão inscritos 5.007 eleitores, menos três do que nas eleições legislativas, que era de 5.010. Asemana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project