Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio: Candidatos apresentam propostas para o sector habitacional 14 Abril 2021

A dois dias do término da campanha eleitoral, os três partidos concorrentes (PAICV, MPD, UCID) às legislativas de 18 de abril pelo círculo eleitoral do Maio, identificam como um dos grandes desafios o déficit habitacional e afirmam a necessidade de investir nesse sector. Os candidatos propõem reabilitar casas, ajudar os jovens a terem suas próprias residências e facilitar o acesso ao terreno para construção de casas.

Maio: Candidatos apresentam propostas para o sector habitacional

MPD promete investir na cedência, doação e venda de terrenos

O mandatário do Movimento para Democracia (MPD), Adilson Cardoso, defende que durante o seu mandato, o governo reabilitou três centenas de casas na ilha e se caso vencer às eleições de 18 de abril, vai continuar a investir fortemente nesse sector.

O partido ventoinha, pretende iniciar logo com a cedência, doação e venda de terrenos, apoiando assim a “auto-construção de casas” e prioriza "forte aposta na juventude", na realização do seu sonho de casas própria "para saírem de aluguer e da casa dos pais".

Vale recordar que a equipa do Movimento para Democracia, esteve hoje em todos os pontos da ilha a intensificar a campanha num contacto mais ”informal”.

UCID promete realojar as famílias mais vulneráveis no complexo habitacional casa para todos

Em entrevista ao Asemanaonline, o cabeça de lista da União Cabo Verdiana Independente e Democrática (UCID) Albertino Rosa, assegura o firme propósito de abrir os blocos construídos no âmbito do Programa Casa Para Todos (CPT), "e que se mantém fechados até o momento", para realojar a população do Maio que vive em casas degradadas

“Não entendemos porque é que foram construídas estes edifícios CPT, há mais de oito anos, o governo tem consciência de que há famílias que vivem em casas com péssimas condições habitacionais e ainda há blocos fechados”, ressaltou o cabeça de lista da UCID.

De visita aos eleitorados da cidade do Porto Inglês, o mesmo, ainda realçou que a ilha tem problemas de pessoas que moram em casas antigas, que precisam de ser reabilitadas e reconstruídas com urgência. Nesse sentido, Rosa disse que a sua candidatura pretende identificar essas famílias e reabilitar as suas residências, de acordo com o cadastro social.

PAICV prioriza construção de habitação social para camada juvenil

Ulisses Duarte, mandatário do Partido Africano para Independência de Cabo Verde, que esteve hoje em contactos porta-a-porta com os eleitorados de Mourinho e Cascabulho, propõe criar habitações sociais para a camada jovem e ajudar as pessoas na construção de casa própria. Na linha do seu concorrente da UCID, Duarte lamenta o facto de alguns blocos do CPT manterem-se fechados.

"É uma tristeza, visto que forram feitas para satisfazer as necessidades das pessoas. Esse problema ainda persiste devido a uma má política na seleção dos beneficiários”, reflete aquele mandatário.

Por isso, Duarte realça que vão ser criadas políticas de selecção "mais transparentes", de modo a não deixar ninguém de fora e "que sejam selecionadas pessoas que estão mais necessitadas".

Às legislativas do dia 18 para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido, na altura, com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project