Nos dois primeiros dias de campanha, Miguel Rosa Levou a sua mensagem de “confiança” no caminho traçado durante o primeiro mandato, ele que sublinhou em entrevista ao A Semanaonline, a aposta em três eixos principais: a promoção social, económica e ambiental, com destaque, sobretudo, para a problemática da habitação social, tanto a nível da autoconstrução assistida como da cedência de lotes de terreno para a construção.
No que confere às prioridades no plano do desporto, o candidato do MpD garantiu a conclusão das obras do estádio municipal e arranque das obras de um pavilhão coberto, ambas na cidade de Porto Inglês, assim como a edificação de campos relvados de treinos.
Rosa reforça, ainda, que no quadro do programa de saneamento, vai ser adquirido um camião para a recolha do lixo, assim como o reforço da consciencialização para a proteção ambiental, adentro o processo de candidatura da ilha a reserva Biosfera, junto à UNESCO. Recorda-se que, a 11 de outubro de 2019 o Governo e as edilidades do Maio e do Fogo , apresentaram as suas candidaturas à "certificação" internacional da UNESCO. Tratar-se-á, segundo as fontes deste jornal, de um excelente veículo de autopromoção e criação de oportunidades de desenvolvimento socioeconómico, em particular no setor do turismo, na conservação e uso sustentável de recursos naturais, culturais, históricos e patrimoniais.
Já António Ramos insiste na necessidade da mudança e “transformação” da ilha. É que, segundo ele, os maienses desde sempre "deram" o seu voto ao MpD e em troca só receberam “promessas”. Ramos sublinha que já são 24 anos “do mesmo” com o MpD na liderança do poder local no Maio, sem que se consiga colocar a ilha na senda do desenvolvimento. Para além disso, o candidato do PAICV é voz crítica ao que considera de “instrumentalização” do bem público, pelos presidentes que antecederam estas eleições.
Os dois dias de contato com os eleitores na localidade de Calheta e a “receptividade” da população permitem ao candidato do PAICV afirmar sobre “a esperança” que estes depositam na sua candidatura, admitindo fortes possibilidades de vitória no dia 25 de Outubro.