CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio: Jovem empreendedor promove primeiro festival do milho na localidade de Morrinho 29 Outubro 2022

O empreendedor maiense Ivanio Monteiro dos Reis promove na terça-feira, 01 de Novembro, a primeira festa do milho na localidade de Morrinho, como forma de valorizar este produto alimentar muito consumido na ilha do Maio de diversas formas.

Maio: Jovem empreendedor promove primeiro festival do milho na localidade de Morrinho

À Inforpress, Ivanio dos Reis assegurou que criou este evento como forma de valorizar o esforço que os seus antepassados fizeram para conseguirem cultivar a terra, principalmente no perímetro de “Maióna”, considerado outrora como celeiro agrícola de sequeiro na ilha, onde se podia cultivar e colher vários produtos, com destaque para o milho, o melão, o feijão, entre outros.

O jovem empreendedor contou ainda que para realizar este evento teve de apostar no cultivo de milho com recurso a rega, tendo em conta que nem sempre a chuva é garantida na ilha para o efeito, salientando que este ano a produção agrícola foi praticamente nula neste aspecto, mas, com a sua atitude, conseguiu produzir uma certa quantidade que lhe dá garantia para proporcionar aos feirantes milho verde, tanto cozido como fervido e derivados deste produto.

“Na ilha do Maio também temos a tradição de comer milho verde no dia 01 de Novembro, como acontece na ilha de Santiago, só que antes não havia essa prática de criar um festival de milho. Por isso, decidi realizar este evento para também valorizar os homens do campo, bem como o milho que é o sustento de todo Cabo Verde, em certa medida”, enfatizou.

Ivanio dos Reis fez saber ainda que pretende aproveitar este dia para também confeccionar “catxupa ku txaxina”, um prato típico da ilha, mas que tem caído no esquecimento, ao mesmo tempo proporcionar aos visitantes outros tipos de pratos com produtos do mar e carne de carneiro e de porco, além de música ao vivo, dança e muita animação.

Por ser uma iniciativa própria e por ser a primeira vez, Ivanio dos Reis disse que não conta com nenhum patrocínio, por isso a entrada no recinto não vai ser gratuita, mas disse esperar a compreensão e máxima participação das pessoas.

O evento, que está previsto para acontecer no dia 01 de Novembro, a partir das 11:00, na localidade de Morrinho, prolonga-se até a noite com actividades culturais para celebrar este dia, que também tem um certo destaque na ilha, mas com poucas actividades culturais ao longo do dia. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project