Trata-se da segunda visita deste navio de cruzeiro à ilha do Maio, sendo que na primeira vez teve que ancorar na baia da praia Bixe Rotcha, por motivos de segurança, pelo que desta vez foram reunidas as condições para a sua atracagem, o que tem facilitado o desembarque dos turistas.
A Inforpress pôde constatar que a vinda do Vasco da Gama está a causar uma movimentação diferente na ilha, com os condutores e os guias turísticos a tentarem conseguir obter algum rendimento com o transporte dos turistas.
No entanto, os operadores turísticos apelam por melhorias na divulgação e concertação entre as agências de viagens e a classe, de modo a estarem melhor preparados para darem vazão à demanda.
Para além disso, apontam que é preciso traçar uma estratégia para receber os turistas com manifestações culturais, bem como apresentação dos produtos que são produzidos na ilha.
As obras de reabilitação e modernização do porto do Porto Inglês foram inauguradas no dia 7 de Setembro do ano passado, num acto presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Segundo a Enapor, a reabilitação do porto representa um novo ciclo para a ilha do Maio, permitindo gerar novas dinâmicas, melhorar as condições de atracação/desatracação, promover uma melhor circulação de pessoas e bens, impulsionando assim o crescimento do tráfego de passageiros e de cargas.
A Semana com Inforpress