Em declarações à Inforpress, a operadora económica Tryana Castro assegurou que, hoje em dia, a viagem marítima entre a capital do País e a ilha do Maio ficou mais rápida, graças ao trabalho da modernização e ampliação do porto da ilha, o que vem permitindo que navios roll on roll off aportem à ilha.
Porém, ressalvou que durante vários meses a ilha do Maio enfrentou vários problemas de ligação marítima, o que na sua opinião afugentou muitos turistas, tanto nacionais como estrangeiros, porque “perderam a confiança” na empresa Interilhas e, consequentemente, em viajarem à ilha, visto que não havia certeza de que poderiam vir e regressarem no dia marcado.
No entanto, afiançou que neste momento a situação é de “aparente” melhoria, pelo que disse esperar que as pessoas começem a ganhar confiança e viajar para a ilha do Maio, adiantando que a situação actual dos operadores económicos não é “grande coisa”.
Uma vez que o Verão já está à porta, Tryana Castro frisou que almeja dias melhores e que a companhia marítima consiga manter ligações regulares com a ilha, e reconhece que os operadores económicos também devem fazer a parte que lhes cabe, nomeadamente, criarem actividades culturais para que os turistas possam ter alternativas de diversão.
“Mas agora que a situação já melhorou, as autoridades com responsabilidade no sector do turismo também deveriam ir mais longe, criando um plano de comunicação para a divulgação da imagem da ilha, para dar confiança e estimular interesse nas pessoas para virem visitar a ilha com segurança, à semelhança do que está sendo feito nas ilhas da Boavista e Sal, tanto no País como a nível internacional.
Evaristo Martins Lopes, que é proprietário de uma “rent a car”, considerou que, após a inauguração das obras de modernização do porto, a situação até “piorou” por causa de problemas de ligação marítima a que a ilha esteve sujeita, o que lhe causou vários prejuízos visto que muitos dos seus clientes, que já tinham solicitado o aluguer da viatura, acabaram por desistir por causa de sucessivos cancelamentos de viagem.
Reconheceu que nos últimos dias tem havido melhoria na ligação marítima, pelo que, disse acreditar que a situação vai melhorar, embora admita que ainda existem muitas coisas que precisam ser melhoradas como reparação das estradas e caminhos que dão acesso às praias de mar.
A Semana com Inforpress