AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio: PAICV considera que plano de mitigação da seca e mau ano agrícola “não foi o mais adequado” para ilha 23 Fevereiro 2020

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (oposição), Fernando Frederico, considerou hoje que o plano de mitigação da seca e do mau ano agrícola que o Governo delineou para a ilha não foi o mais adequado”.

Maio: PAICV considera que plano de mitigação da seca e mau ano agrícola “não foi o mais adequado” para ilha

Segundo Fernando Frederico, a ilha do Maio é aquela que mais sofreu com a seca e o mau ano agrícola que assolou o país, nestes últimos três anos, razão pela qual neste momento a ilha conta com menos da metade de bovinos em relação aos anos anteriores, pelo que aquele deputado exortou o Governo a isentar os criadores de gado na compra de ração e milho, com vista a poderem salvar “o pouco de animal que ainda resta”.

Conforme afiançou aquele deputado nacional, os animais estão a invadir os centros urbanos à procura de alimentos porque não existe pasto no campo e fez saber ainda que a situação é “mais preocupante”, na cidade do Porto Inglês, onde muitos procuram o que comer na lixeira municipal, o que considerou ser um perigo para a saúde pública.

No que tange à agricultura, Fernando Frederico salientou que os agricultores estão a abandonar as suas propriedades, neste particular lembrou que a ilha do Maio foi a primeira a concluir e apresentar o seu master plan para o sector agrosilvopastoril e durante aquele evento foi garantido pelos representantes do Ministério da Agricultura que a ilha viria a ser a primeira a receber a experiência piloto para dessalinização de água salobra para agricultura.

“Por isso exortamos ao Governo que assuma o seu compromisso de instalar as duas dessalinizadoras, sendo uma na zona de Monte Vermelho e outra que abarca o centro agrícola de Figueira”, enfatizou.

No sector das pescas Fernando Frederico, pôs tónica na construção da casa de abrigo de porto cais para os pescadores, assim como a necessidade de se apoiar os homens do mar com motores fora de borda, à semelhança do que vem acontecendo nas outras ilhas e finalmente exortou o poder central para instalar uma unidade de produção de gelo na vila da Calheta. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project