CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio: Porto do Maio recebe viagem experimental do navio Liberdadi para testar a rampa roll on roll off 04 Setembro 2022

O navio Liberdade da companhia marítima CV Interilhas efectuou na tarde de sábado, uma viagem experimental para testar as condições técnicas da nova rampa roll on roll off do porto do Maio, que vai ser inaugurada quarta-feira próxima.

Maio: Porto do Maio recebe viagem experimental do navio Liberdadi para testar a rampa roll on roll off

Segundo o comandante do navio Liberdadi, José Mariano, a viagem, cujo objectivo era fazer um teste ao porto que passa a partir deste momento a contar com duas rampas, correu “tranquilamente”.

Afiançou, contudo, que isso requer alguns cuidados, razão pela qual vieram fazer a primeira viagem para assegurar que tudo está a postos ou para corrigir possíveis falhas antes da sua inauguração que está prevista para o dia 07 de Setembro.

Conforme avançou aquele comandante, nesta viagem puderam trazer três camiões para fazer teste à rampa, assim como alguns passageiros afectos à companhia, que aproveitaram este momento para realizar um passeio até à ilha.

“Os riscos já foram todos avaliados, por isso esperamos que no dia 07 o mar esteja bom para que tudo decorra dentro da normalidade”, sublinhou, acrescentando que durante a atracação depararam com alguma vaga dentro do porto, mas admitiu ser algo que já estavam a contar numa operação do tipo.

Quanto às obras do porto do Maio, José Mariano advogou que “é boa, as defesas são boas e existe uma boa plataforma, agora é só trabalhar”.

Por seu lado, Jerson um dos passageiros convidados para fazer esta viagem disse ser “um privilégio” ser um dos primeiros a fazer esta travessia e atracar na rampa, infra-estrutura, que considerou ser de “muita importância” para ilha e para os comerciantes, que vão poder agora trazer e levar as suas mercadorias com mais facilidade. No entanto disse esperar que o custo também venha a diminuir.

“Fui também a primeira pessoa que entrou com a viatura no barco na cidade da Praia, e também a primeira de um particular que saiu aqui no Maio, por isso sinto-me honrado”, regozijou-se aquele passageiro, expectante quanto ao desenvolvimento da ilha a partir de agora.

“Isso vai alavancar o turismo interno e não só, por esta razão acho que a ilha está de parabéns, visto que a ilha esteve vários anos encravada”, enfatizou Jerson.

Vasco Vera Cruz, um dos passageiros que também participou nesta viagem, salientou que a viagem decorreu de forma “tranquila”, bem como a atracação, apesar de uma ou outra situação, que disse esperar venha a ser ultrapassada nas próximas viagens, tendo em conta que esta foi para testar a rampa.

“Acredito que com a entrada em funcionamento desta rampa, vai trazer muitos benefícios à ilha, tanto em termos de desenvolvimento turístico como de tráfico de mercadorias e bens, mas é preciso que as autoridades tenham muito cuidado com a ilha para que não venha a acontecer o que vimos nas ilhas da Boa Vista e do Sal, uma vez que a ilha tem todas as condições para o seu desenvolvimento”, enfatizou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project