SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio: Vila da Calheta acolhe este fim-de-semana a edição da tarde de moreia, mas com restrições 27 Agosto 2021

O presidente da Associação dos Pescadores Vindos do Norte, Marcelino dos Santos. informou hoje que a vila da Calheta vai acolher este sábado e domingo, a tarde de moreia, num formato diferente do festival de moreia realizado em anos anteriores. O responsável alega alguma dificuldade na obtenção da moreia, devido a muita procura deste pescado. No entanto, Marcelino mostrou-se esperançoso que o evento vai decorrer sem grandes sobressaltos.

Maio: Vila da Calheta acolhe este fim-de-semana a edição da tarde de moreia, mas com restrições

Conforme a Inforpress, Marcelino dos Santos assegurou que, devido a pandemia, houve a necessidade de reformatar o modelo do evento a ser realizado este fim-de-semana, apontando que nos anos anteriores era denominado festival de moreia, mas que este ano vai ser mais restrito, tendo em conta as restrições em vigor no país.

O responsável afiançou, por outro lado, que os participantes estão a alegar alguma dificuldade em encontrar a quantidade suficiente de moreia no mercado, devido a muita procura deste pescado neste momento, algo que também está sendo influenciado com “algum mau tempo”, que está a dificultar a faina dos pescadores.

De todo modo, aquele representante mostrou-se esperançoso que o evento vai decorrer sem grandes sobressaltos, e prometeu que os participantes vão desfrutar dos diversos pratos confecionados à base de moreia, à semelhança dos anos anteriores.

“Até então, temos registado pouca inscrição dos feirantes, mas estamos a contar com a presença e inscrição dos nossos sócios de outras localidades”, disse, sublinhando que todos devem pautar pelo respeito das normas sanitárias.

Lembrou que este evento tem como propósito divulgar e promover os pratos derivados da moreia, uma vez que o pescado tem sido nos últimos tempos muito procurado e até uma referência para os que visitam a ilha.

A tarde de moreia vai iniciar-se no sábado, pelas 14 horas, e prolonga-se até às 11 horas da noite. Já no domingo, segundo a programação, o evento terá início às 12 horas e terminará às 09 horas da noite, tudo em restrito respeito às normas sanitárias, pelo que aproveitou a ocasião para, mais uma vez, solicitar às pessoas que pretendem participar no referido evento que utilizem sempre a máscara facial e não só.

Para Marcelino dos Santos, a realização deste evento vai contribuir para que a praia de Baxona, o local onde se vai efetivar esta atividade, venha a ser mais conhecida e mais valorizada, tendo em conta que nos últimos anos aquela baía tem sido uma das mais procuradas da ilha aos fins-de-semana.

O responsável expressou, por isso, a sua satisfação por passar a contar com a presença diariamente de um nadador-salvador.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project