Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maior cidade do Brasil recebe nova edição do Circuito de Teatro Português em novembro 10 Novembro 2022

São Paulo, a maior cidade do Brasil, recebe entre os dias 12 e 24 de novembro o XIII Circuito de Teatro em Português, um festival internacional de países lusófonos, com entrada gratuita, cuja abertura será feita pelo grupo AnDanças de Famalicão.

Maior cidade do Brasil recebe nova edição do Circuito de Teatro Português em novembro

O grupo português apresentará o espetáculo “Amália, Dona de Si - O Musical”, que leva à descoberta da mulher Amália com seus sonhos, seus medos e ansiedades, sua vida e suas escolhas artísticas.

Segundo os textos de apresentação do evento, o espetáculo é inspirado na fadista e atriz portuguesa Amália Rodrigues (1920-1999) e busca mostrar a essência da personagem por meio das palavras que semeou durante a sua carreira.

“No palco, o intérprete é acompanhado por um trio de piano, guitarra portuguesa e contrabaixo. Com um sistema complexo de som, a voz de Amália, extraída de gravações, é acompanhada ao vivo pelos músicos, inclusive em duetos com o ator. A montagem conjuga momentos de ternura, alegria e entretenimento com outros, profundamente poéticos”, frisaram os organizadores num comunicado.

Portugal também terá participação em oficinas programadas ao longo do evento que serão realizadas por Zé Pedro Pereira, do Teatro Art’Imagem, que comandará a atividade “Dramaturgia Portuguesa Contemporânea: o Eu, o Outro e o Nós”, e Renato Nóbrega Vieira, que realizará a oficina “Dança e Residência Artística a partir de Amália, Dona de Si - O Musical.”

O Circuito reunirá, ao todo, 14 companhias que apresentarão 13 espetáculos para os públicos adulto e infantil. Acontecem também cinco oficinas e dois seminários.

As atividades serão divididas entre os palcos do Teatro Paulo Eiró, Teatro João Caetano, Teatro Flávio Império, Teatro Sérgio Cardoso, Centro de Culturas Negras, Centro Cultural Santo Amaro, Centro Cultural Vila Formosa, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro Cultural Olido e Centro de Referência da Dança, todos espaços culturais ligados a Prefeitura de São Paulo.

Além de Portugal, os países africanos também vão trazer a sua arte para o XIII Circuito de Teatro em Português em apresentações das companhias Culturproject, de São Tomé e Príncipe, Netos de Bandim da Guiné Cultural (Guiné-Bissau), Cia. Kafukolo (Angola), Cia. Teatro Girassol (Moçambique) e Associação Teatral Fladu Fla (Cabo Verde).

O Brasil será representado por espetáculos da La Inquieta Compañia, Grupo Harém Teatro, Grupo Contadores de Mentira, o Grupo Drgao7 de Teatro, Marcia Kambeba e Aurita Tabajara e Pascoal da Conceição.

O Circuito de Teatro em Português foi criado, em 2003, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa.

“Por meio das artes cénicas buscamos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e semelhanças culturais”, explicou num comunicado Creuza Borges, diretora do Circuito.

Com 19 anos de história, o evento já realizou mais de 450 espetáculos, 76 oficinas e 38 seminários, envolvendo dezenas de cidades brasileiras e um público aproximado de 90 mil pessoas.

O Circuito também resultou na criação do Ciclo de Teatro Brasileiro, em Arcos de Valdevez, que viabiliza, em Portugal, novas perspectivas das artes cênicas brasileiras, que já chegou à sua 12.ª edição.

O Circuito de Teatro em Português é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e a Associação de Cultura e Cidadania Contadores de Mentira.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project