ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Mais 28 casos em Santiago aumentam total para 2.070 em Cabo Verde 20 Julho 2020

Cabo Verde registou mais 28 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, aumentando o total acumulado desde 19 de Março para 2.070, conforme informações avançadas, esta segunda-feira, 20, pelo Diretor Nacional de Saúde.

Covid-19: Mais 28 casos em Santiago aumentam total para 2.070 em Cabo Verde

Cabo Verde é agora o estado membro de PALOP (Paises Africanos da Expressão Oficial Portuguesa) com maior úmeros de casos positivos ( 2.070 até esta segunda feira) de Covid-19. Logo a seguir está a Guiné-Bissau com cerca de 2000 mil casos ( 1.949 até último sábado).

Esta segunda-feira o país registoous mais 28 casos, todos na ilha de Santiago.“Hoje tivemos 28 novos casos diagnosticados, dos quais 18 na Praia, quatro na Ribeira Grande de Santiago, três em Santa Catarina, dois em Santa Cruz e um São Domingos”, garantiu Artur Correia, na habitual conferência de imprensa sobre o ponto de situação da Covid-19 em Cabo Verde.

Segundo a Lusa, no último domingo, o país contabilizava um total de 2.042 casos e, com estes novos, passa a totalizar um acumulado de 2.070, dos quais 1.063 já foram dados como recuperados e há 21 óbitos associados à doença.

Na conferência de imprensa, o porta-voz do Ministério da Saúde fez o balanço das últimas quatro semanas epidemiológicas, com um pico inicial de 341 casos, que desceu para 267, depois para 264 e 181 na quarta semana que terminou no domingo. “Uma tendência claramente decrescente até ontem, domingo”, sublinhou Artur Correia, acrescentando que gostaria que essa fosse uma situação real, mas que nunca há certezas com a Covid-19.

Mas estes dados são questionados por observadores atentos, que perguntam também porque os dados de hoje (28 novos infetados em Santiago) não foram previamente divulgados através do comunicado do MSSS antes da habitual conferência da imprensa. Um fato, conforme as mesmas vozes críticas, inacitável e que esperam não ser um jogo para a manipulaçao dos dados estátísticos sobre a evoloção da pandemia de convid-19 no país.

Recorde-se que, segundo a Lusa, desde o início da epidemia em Cabo Verde, a 19 de Março passado, o Diretor Nacional da Saúde avançou que quase 50 profissionais de saúde foram infetados, incluindo os do setor privado. Também indicou que 38 mulheres grávidas foram infetadas pela doença, das quais 23 já recuperaram e ainda há 15 com a infeção ativa.

De destacar que neste momento, o país conta com 15 pessoas em isolamento hospitalar, dos quais dois em situação mais grave, sendo um homem de 87 anos no Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Santa Catarina de Santiago, e um jovem de 33 anos no Hospital Agostinho Neto, na Praia, ainda segundo Artur Correia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project