ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mais de 25.000 crianças estão desaparecidas em África por causa de conflitos 01 Setembro 2022

ais de 25 mil crianças estão desaparecidas em África como resultado, entre outras causas, da fuga a conflitos, segundo informação divulgada hoje pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Mais de 25.000 crianças estão desaparecidas em África por causa de conflitos

Os menores representam 40% dos 64.000 desaparecidos registados pelo CICV no continente, afirma a instituição em comunicado, por ocasião do Dia Internacional dos Desaparecidos, que se comemora terça-feira, 30 de Agosto.

“Infelizmente, os 25.000 casos registados não abrangem todo o âmbito deste trágico e muitas vezes negligenciado problema humanitário. Não há dúvida de que há mais crianças cujo destino permanece desconhecido”, refere Patrick Youssef, diretor regional do CICV para a África.

Durante o deslocamento, seja interno ou transfronteiriço, as crianças enfrentam riscos de exploração, violência, angústia mental e desaparecimento.

Muitos também acabam sozinhos, sem saber o paradeiro das famílias, adianta o CICV, que afirma ter mais de 5.200 casos documentados de crianças desacompanhadas na África.

As famílias dos desaparecidos enfrentam imensa dor e obstáculos, que muitas vezes transcendem gerações. Estão presas num limbo, incapazes de seguir em frente ou chorar. A procura dos seus entes queridos nunca termina”, salientou.

Em 2021, o CICV ajudou a determinar o paradeiro e o destino de 4.200 pessoas e reuniu 1.200 famílias em toda a África.

Além disso, também permitiu que se realizassem mais de 773.000 chamadas telefónicas e de vídeo entre famílias separadas na sequência de conflitos armados ou outras situações de violência, migração ou detenção.

Actualmente, mais de 35 conflitos armados estão ativos na África e milhares de pessoas, incluindo crianças, atravessam anualmente fronteiras, o deserto do Saara e o mar Mediterrâneo em busca de segurança e de uma vida melhor.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project