Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mais de 393 mil eleitores em reflexão 17 Abril 2021

Os cabo-verdianos começaram, este sábado, o período de reflexão para o ato eleitoral deste domingo. O Dia-D em que os 393.166 eleitores são chamados às urnas para escolherem os 72 deputados que constituem o parlamento nacional e uma nova maioria que sustenta o futuro Governo da República.

Mais de 393 mil eleitores em reflexão

Concluída que está a campanha eleitoral de 15 dias, os cabo-verdianos entram agora numa fase de meditação para, durante este sábado, saber em quais dos seis partidos políticos concorrentes (MpD,PAICV,UCID,PP,PTS, PSD) às legislativas do próximo domingo,18, vão votar de forma livre e consciente.

Para o dia da votação estão previstas 1.245 Mesas de Assembleias de Voto no arquipélago e 246 para diáspora, segundo a CNE. Funcionarão das 07 horas às 18 horas, altura em a votação será encerrada para depois se iniciar o processo de contagem e apuramento dos resultados gerais.

Ou seja, conforme a CNE, são 597 candidatos de seis partidos políticos que se lançaram na corrida ao poder - iniciaram em 01 de Abril a campanha eleitoral de 15 dias para as sétimas eleições legislativas em Cabo Verde-, tentando conquistar, no dia 18, o voto de 393.166 eleitores no arquipélago e na diáspora.

Em causa estão sobretudo a eleição de 72 deputados que compõem a Assembleia Nacional e uma nova maioria relativa ou absoluta, à Esquerda ou à Direita, que sustentará politicamente o novo Governo que sairá dessas eleições.

A depender da vontade soberana dos cabo-verdianos traduzida através de uma votação livre e transparente, tudo pode estar em aberto: o início de uma nova largada do país com uma eventual mudança política ou a continuidade com o actual governo e suas políticas por mais cinco anos. Todos dispõem deste sábado todo para pensar e decidir em que partido político ou candidato/candidata a chefia do Governo vai votar neste domingo,18 de Abril.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project