INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mais de 400 migrantes resgatados de barco encalhado na costa da Sicília 10 Novembro 2021

Um total de 430 migrantes foram resgatados, esta quarta-feira, 10, de um barco pesqueiro encalhado frente ao cais da cidade de Pozzallo, na ilha italiana de Sicília, numa operação difícil devido às condições do mar.

Mais de 400 migrantes resgatados de barco encalhado na costa da Sicília

O transbordo dos migrantes durou várias horas, uma vez que tiveram de ser levados para terra em pequenos grupos e em várias embarcações devido ao vento forte e ao mar agitado, conforme noticia a Agência Lusa, acrescentando que os migrantes, incluindo 13 menores, foram alojados no ginásio municipal de Pozzallo e submetidos a testes à covid-19, segundo os meios de comunicação italianos.

Sabe-se ainda que durante a manhã desta quarta-feira, serão transferidos para um dos navios de passageiros que o Governo disponibilizou para passarem os 15 dias de quarentena.

“O presidente da câmara de Pozzallo, Roberto Ammatuna, mostrou-se surpreso, pois nunca tinha acontecido um barco daquele porte ter chegado ao porto sem ser intercetado. As chegadas de migrantes em pequenas embarcações à ilha de Lampedusa, a mais meridional do país e a poucos quilómetros da costa africana, têm sido constantes nas últimas horas e o centro de acolhimento da pequena cidade conta esta quarta-feira, com cerca de 800 pessoas”, cita a Lusa.

Sabe-se ainda que o navio "Ocean Viking" da Organização Não Governamental (ONG) francesa SOS Méditerranée está no mar, com 306 migrantes resgatados no Mediterrâneo central, à espera de um porto, que ainda não foi concedido apesar das condições meteorológicas. “Desde o início do ano, 56.618 migrantes desembarcaram em Itália, comparativamente aos 30.574 no ano anterior”, escreve a nossa fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project