INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mais de uma centena de reclusos fogem de prisão na RD Congo 21 Novembro 2021

Mais de uma centena de reclusos evadiram-se no sábado, uma prisão em Matadi, no oeste da República Democrática do Congo (RDC), fuga que provocou um morto e um ferido grave entre as forças de segurança.

Mais de uma centena de reclusos fogem de prisão na RD Congo

Segundo a Agência France-Presse, citado pela Lusa, dois homens armados surgiram na entrada principal do estabelecimento prisional, neutralizaram os guardas e abriram a porta de detenção, o que permitiu a fuga de um grande número de detidos, disse aos meios de comunicação social a diretora-adjunta da prisão.

O comissário Jean-Pierre Nzolani contou como os polícias do local onde está situada a prisão viram os reclusos escaparem por uma brecha aberta numa parece. "Eles atiraram para o ar, mas mais de 300 pessoas aproximaram-se deles, tiraram as suas armas e mataram um polícia no local. Um outro agente ficou gravemente ferido, atingido por balas", declarou, conforme escreve a nossa fonte.

O comissário adiantou ainda, que se está a tentar perceber como ocorreu a fuga: "Cumplicidade, plano preparado há muito tempo?", questionou, citado pela mesma fonte. A direção do estabelecimento prisional procura determinar o número exato de fugitivos, sabendo-se que os detidos eram 737 na manhã deste sábado.

“De salientar que a prisão central de Matadi, capital da província do Congo Central, foi construída em 1939 e projetada para acolher 150 presos, lembra a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project