NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Criminalidade no Sal: Tribunal decreta prisão preventiva e TIR para um casal nigeriano encontrado na posse de drogas, dinheiro e vários produtos 17 Setembro 2019

O Tribunal da Comarca do Sal acaba de decretar prisão preventiva, como a interdição de saída e apresentação periódica às autoridades judiciais locais, a um casal nigeriano. Tudo por suspeitas de os dois terem sido encontrados na posse de certa quantidade de cocaína, balanças de precisão, relógios, anéis, fios de ouro, mais de 103 contos em dinheiro, entre outros produtos.

 Criminalidade no  Sal: Tribunal decreta prisão preventiva e TIR para um casal nigeriano encontrado na posse de drogas, dinheiro e vários produtos

Em comunicado, a Polícia Judiciária confirma, que através do Departamento de Investigação Criminal do Sal ( DICS), deteve, na sequência do cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliária, no sábado, 14, em flagrante delito, no bairro de Tanquinho Norte – Santa Maria, dois indivíduos - um do sexo masculino e outro do sexo feminino, de 28 e 33 anos, (um casal), ambos de nacionalidade nigeriana. Tudo por terem sido encontrados «na posse de uma certa quantidade de Cocaína, produtos de corte, duas balanças de precisão, relógios, anéis, fios de ouro, telemóveis, cento e três mil e quinhentos escudos (103.500$00) e duzentos (200) euros».

Segundo a PJ, os detidos foram presentes, esta segunda-feira, 16, às autoridades judiciárias competentes, para efeito do primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos e aplicação de medidas de coação pessoal. Concluído o processo de audição, o Tribunal da Comarca do Sal decretou prisão preventiva para o indivíduo do sexo masculino e TIR, apresentação periódica e interdição de saída de Cabo Verde ao indivíduo do sexo feminino.

Fator festival e livre circulação na CEDEAO

Entretanto, com este novo caso eleva-se, nas últimas duas semanas, para três as operações de detenção pela PJ de cidadãos estrangeiros - brasileiros e nigerianos - encontrados na posse de drogas (cocaína, cannabis e sementes para cultivo e produção de padjinha). Todos acontecerem a pouco dias antes e depois do Festival de Santa Maria. Uma situação que leva salenses a supor que o movimento do narcotráfico internacional esteja a aproveitar o referido evento para passar a droga.

«Que as autoridades, incluindo a Guarda Costeira, estejam mais vigilantes nesse período do ano, quer na nossa Zona Económica Exclusiva, quer nas fronteiras marítimas e aéreas», alertam observadores atentos na ilha mais turística de Cabo Verde, para quem a abertura da rota aérea entre Sal e Nigéria poderá, com a livre circulação na zona da CEDEAO, complicar ainda mais a situação. Isto se medidas de prevenção e rigoroso controlo não sejam implementadas pelas autoridades competentes. Imagem: Foto (principal sobre os produtos apreendidos ao casal nigeriano) e outra (arquivo de drogas apreendidas no Sal).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project