POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Manuel de Pina com sentimento de “dever cumprido” para deixar autarquia em Cabo Verde 18 Junho 2020

O ainda presidente da Câmara da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, disse hoje que vai deixar a autarquia feliz e com sentimento de “dever cumprido”, sublinhando que nunca pensou num quatro mandato nem numa candidatura independente.

Manuel de Pina com sentimento de “dever cumprido” para deixar autarquia em Cabo Verde

“Estou muito feliz por estar a deixar a câmara. Nunca esteve no meu subconsciente fazer um quarto mandato, trabalhei para não fazer esse quarto mandato. O máximo que queria fazer eram dois mandatos, mas só que sairia com a consciência de dever não cumprido”, afirmou.

Manuel de Pina garantiu que agora sai com sentimento de dever cumprido, salientando que nos dois primeiros mandatos, de 2008 a 2016, o Governo anterior, suportado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), não o deixou trabalhar.

“Centralizou tudo, acabou com o poder local, estive mais tempo a combater os desmandos do Governo. Eu queria trabalhar, porque só o desgaste do Fundo do Ambiente era notório, mas agora, com um novo Governo [do Movimento para a Democracia, desde 2016] as obras saíram”, declarou o autarca.

“Em quatro anos fiz o que não pude fazer em oito. Por conseguinte, hoje saio feliz”, completou o também presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV).

Manuel de Pina fez as declarações à agência Lusa na semana em que o Movimento para a Democracia (MpD) anunciou o seu candidato autárquico para Ribeira Grande de Santiago, nas eleições locais que deverão acontecer até Novembro.

Jair Fernandes, presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), foi a primeira escolha, com base em sondagens, mas acabou por retirar a candidatura, alegando razões pessoais e profissionais, tendo o partido escolhido depois o vereador da Cultura Domingos Veiga Mendes.

O ainda presidente do município que alberga a Cidade Velha, património mundial, assegurou que nunca cogitou uma candidatura independente, à revelia do seu partido (MpD).

A poucos meses da saída, Manuel de Pina explicou que vai deixar uma “câmara sólida, com perspectiva de crescimento, com umas finanças invejáveis e com estabilidade”.

O autarca lembrou que escolheu Domingos Mendes para o substituir em 2016, pelo que, quatro anos depois, está ainda “melhor preparado” e “bem posicionado” para vencer o candidato do PAICV e assumir os destinos do município.

Sobre o facto de Domingos Mendes ter sido escolhido pelo MpD após a desistência de Jair Fernandes, o actual presidente notou que nesse percurso houve “desentendimentos com um grupo de pessoas”, que influenciaram Domingos Mendes numa “posição contrária”.

“Mas as nossas posições e opiniões não podem nunca sobrepor-se aos superiores interesses do partido, aos superiores interesses dos municípios”, enfatizou Manuel de Pina, sublinhando que a sondagem é um “instrumento de consulta e de gestão” do partido para tomada de posição.

“Você pode ser uma pessoa que não tem perfil para ser presidente e ser o primeiro na sondagem”, explicou o autarca.
Manuel de Pina admitiu que no lugar de Jair Fernandes “nunca” iria sair da presidência do IPC para assumir uma câmara municipal.

“Se calhar o Jair não tinha feito essa análise inicialmente. Mas depois de uma profunda reflexão com a família, e ele disse isso, entendeu que não valeria a pena”, prosseguiu Manuel de Pina, que recusa a ideia de qualquer “chantagens ou ameaças” no partido para a troca de cabeças de lista.

Há quatro anos, o MpD venceu 18 das 22 câmaras municipais, mais cinco do que nas autárquicas de 2012, enquanto o PAICV ganhou duas e outras duas foram conquistadas por independentes.

Numa entrevista à agência Lusa em Fevereiro, o primeiro-ministro e presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, traçou como objectivo do partido voltar a vencer as eleições autárquicas, dizendo que seria “excelente” chegar às 20 câmaras municipais. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project