MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Margrethe II quer monarquia mais magra: 4 netos perdem títulos da realeza 02 Outubro 2022

A rainha da Dinamarca, desde dia 8 a monarca mais idosa da Europa, retirou os títulos régios a quatro dos seus oito netos. A medida abrange todos os quatro filhos do secundogénito príncipe Joachim. O título régio de príncipe será exclusivo dos quatro filhos do príncipe Frederik, o número-1 na linha sucessória ao trono do reino da Dinamarca.

Margrethe II quer monarquia mais magra: 4 netos perdem títulos da realeza

A iniciar em 2023, os filhos do príncipe Joachim — os mais velhos do primeiro casamento com a iraniano-indiana-britânico-chinesa Alexandra, os outros dois do atual casamento com a francesa Marie — não mais podem usar o título de príncipe, princesa.

O lugar dos quatro na linha sucessória (nºs 7 a 10) torna pouco crível que venham alguma vez a chegar ao trono (se a monarquia persistir). Mas, e nessa eventualidade, o próximo sucessor recuperaria o título.

Este anúncio da Casa Real em Copenhaga, na quarta-feira, apanhou muitos de surpresa, incluindo o secundogénito da monarca prima da Rainha Isabel II.

"Antecipa-se ao Rei Carlos III". Esta é a interpretação que corre esta semana nos noticiários da referência.

Fontes: Telegraf.dk/BBC/El País/Le Figaro. Relacionado: Alerta Covid: Rainha da Dinamarca presente no enterro da Rainha Isabel II testa positivo, 22.set.022. Fotos: A avó Rainha Margrethe II retirou aos quatro filhos de Joachim e Marie Cavallier (todos na foto) o título de príncipe, princesa. O sentimento deles é que "foram excluídos", lamentou o pai deles e filho secundogénito da monarca.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project