ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Marinha Portuguesa visita Cabo Verde 03 Mar�o 2018

A fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral e o reabastecedor de esquadra NRP Bérrio irão realizar, entre o dia 05 e o dia 16 de março, uma missão na República de Cabo Verde. Tudo em apoio à Cooperação Técnico-militar nacional ,através da partilha de conhecimento, experiência e capacidades com as Forças Armadas Caboverdianas, e em particular com a sua Guarda-costeira com quem serão realizadas ações de patrulha e fiscalização conjuntas nas águas de jurisdição deste país, à luz dos acordos estabelecidos entre os dois Estados.

Marinha Portuguesa visita Cabo Verde

Nesse âmbito, a fragata Álvares Cabral irá atracar no porto da Praia, de 05 a 08 de março, e no porto do Mindelo, de 14 a 16 de março, enquanto o NRP Bérrio estará atracado no porto de Mindelo, de 06 a 12 de março. Durante as visltas dos dois navios portugueses à Republica de Cabo Verde, serão realizadas diversas atividades de cooperação com as Forças Armadas e a Guarda-Costeira de Cabo Verde, entre as quais se destacam ações de formação, treino conjunto e demonstração de capacidades no âmbito do apoio humanitário em caso de catástrofe.

De igual modo, na vertente da ação social, serão levadas a cabo várias ações de cariz social promovidas pela Marinha Portuguesa e por diversas associações, entre as quais se destacam a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RCID), a qual disponibilizou vários bens hospitalares, de construção e cariz social para ao Município da Praia e a Associação Humanitária “Ajudar a Amparar” a qual cedeu vários meios e bens à sua congénere local.

Importa referir o transporte e entrega de livros por parte da fragata Álvares Cabral a bibliotecas locais, cedidos pela Biblioteca Nacional de Portugal, pelo instituto Camões, à sua congénere local, pela Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova ao centro cultural português na Cidade da Praia, e ainda pelo Agrupamento escolar João Villaret, o qual faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, e que angariou livros com o objetivo de enriquecer a biblioteca escolar da Escola SOS Praia.

A visita de ambos os navios portugueses a Cabo Verde, insere-se no âmbito da missão Iniciativa Mar Aberto que tem como principal objetivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às atividades ilícitas no mar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project