Eve Engerer, com consultório na aldeia de Wangenbourg-Engenthal, a poucos quilómetros de Estrasburgo, Alsace, publicou no dia 7 de agosto um falso certificado médico que distribuiu através do seu perfil de Facebook, porque "este é um certificado para todos, basta inserir o seu nome no espaço em branco".
"Certifico que (nome) apresenta uma contra-indicação médica ao uso da máscara, contínuo ou ocasional".
Ao ser convocada pela Ordem, a médica explicou o seu posicionamento: "A máscara, eu sei que é um embuste", "os números divulgados pelo governo são falsos", como ela revelou em entrevista a um jornal local, Dernières nouvelles d’Alsace.
"Quando respiramos o ar, absorvemos o azoto e este transforma-se com as bactérias do nosso corpo em proteínas. Ao colocar a máscara, a pessoa vai ficar ainda mais fraca", garante a profissional.
Irradiada?
Acusada de emitir falsos certificados, a médica suspensa arrisca a ser irradiada da ordem e do exercício da medicina.
Entrevistada na France Bleu, rádio pública francesa, esta semana, ela diz-se tranquila: "Essa irradiação não serve de nada, não sou a primeira nem serei a última. Eu irradio-me com o sol, respiro a luz".
"Prestei o juramento de Hipócrates diante de Deus e não de Bill Gates e da Big Pharma, os laboratórios farmacêuticos".
A referência a Bill Gates é, segundo a esfera mediática, parte da teoria do complotismo. Esta corrente é muito prolífica nas redes sociais e defende que a mundialização representada por políticos e multinacionais visa dominar os cidadãos desprevenidos.
Não está só
Jean-Marie Letzelter, presidente do conselho departamental da Ordem dos Médicos, ouvido pela AFP a propósito da suspensão de Eve Engerer, acrescentou que a entidade recebeu nos últimos três meses "uma dezena de alertas" sobre médicos que encorajam os seus pacientes a oporem-se ao uso da máscara.
Fontes: Le Monde/L’Express/outras referidas. Foto (AFP/Facebook): O porte da máscara é obrigatório e a sua falta é sancionada com multa. A médica Eve Engerer, que condena essa medida legal, foi condenada pela Justiça acionada pela Ordem dos Médicos de França..