ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Melhores companhias aéreas 2019: Qatar Airways destaca-se em primeiro lugar 20 Junho 2019

A Qatar Airways ’presente nos cinco continentes’ é a melhor do mundo, com as cinco estrelas atribuídas na classificação do organismo Skytrax, que há vinte anos distingue as ’Melhores companhias aéreas’ com os prémios ’Skytrax World Airlines Award’.

 Melhores companhias aéreas 2019: Qatar Airways destaca-se em primeiro lugar

Segunda classificada em 2018, "em pouco tempo, a Qatar Airways ultrapassou a fasquia dos 140 destinos no mundo inteiro, com a oferta de serviços de excelência que lhe permitiram tornar-se na melhor companhia do mundo", indica a Skytrax.

O organismo interrogou, entre setembro de 2018 e maio corrente, mais de vinte milhões (21,65 M) de passageiros de mais de 100 nacionalidades. Entre as questões relativas à viagem constaram: qualidade do serviço de bordo, qualidade do voo (conforto do assento, qualidade das refeições, entretenimento, etc.), experiência antes e pós-voo(facilidade de reserva online, tempo de espera, serviço de bagagem, etc).

Em segundo e terceiro lugar vêm a Singapore Airlines e a japonesa All Nippon Airways.

O Top-10 inclui ainda a Cathay Pacific Airways (com sede em Hong Kong), a Emirates (Dubai), a EVA Air (Taiwan), a Hainan Airlines (China), a Qantas Airways (Austrália), a Lufthansa (Alemanha) e, em décimo, a Thai Airways (Tailândia).

A melhor cotada entre as companhias aéreas europeias é a Swiss International Air, que surge na décima-terceira posição mundial. Seguem-se a Austrian Airlines, na posição 15, a KLM Royal Dutch Airlines e a British Airways, em 18º e 19º lugar, a Air France (23º), a Iberia (26º) ou ainda a EasyJet (37º).


Prémio de Melhor Catering

A Air France obteve os prémios para a melhor refeição e o melhor salão de 1ª classe.

A britânica EasyJet é a melhor ’low-cost’ na Europa, enquanto a Japan Airlines, 11ª mundial, dispõe dos assentos mais confortáveis na classe económica e a British Airways é premiada por ter a melhor tripulação na Europa.

Top7 dos atrasos

A pontualidade das empresas de transportes aéreos foi medida num outro estudo que observou, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019, se os horários eram respeitados. A fasquia era muito apertada: um atraso superior a 15 minutos é suficiente para entrar na lista de voos atrasados.

Eis os piores em pontualidade: Jeju Airlines, Polish Airlines, SAA-South African Airlines, Airasia X, Sunwing Airlines, Air Canada, Asiana Airlines.

África: melhor cai em 44º lugar

A Ethiopian Airlines é a melhor de África num obscuríssimo quadragésimo-quarto lugar. A seguir vem a SAA- South African Airways.

TAP é 76º, Icelandair 100º

Entre as companhias aéreas que voam para Cabo Verde, a portuguesa TAP posiciona-se em septuagésimo-sexto lugar enquanto a islandesa que detém a CVA-Cabo Verde Airlines sem posiciona como a lanterna vermelha do Top-100.

Nota humorística, vale o que vale

Hiro Takashi conta a sua experiência a bordo do voo da taiwanesa EVA Airlines, que, como se vê acima, é a sexta melhor no ranking.

"Foi uma (má) surpresa, avião sujo e extremamente barulhento, os passageiros taiwaneses a comer as suas sopas instantâneas" a bordo!

A japonesa conta que o avião era apertado, não havia espaço nas bagageiras "porque todos os Asiáticos vinham carregados de compras das grandes boutiques de marcas de Paris".

Sem espaço na bagageira, "tive de deixar a minha bagagem de mão no chão. Depois chegou a hospedeira e sem qualquer contemplação colocou-a dez lugares à frente. Enfim, muito engraçado", remata a passageira.

Cabo Verde Airlines arredada — longe das três estrelas Skytrax de 2009

Dez anos depois, nem sombras.

Fontes: sites diversos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project