INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

México: Presidente de câmara em prol da fartura casa com jacaré 03 Julho 2022

O cidadão Víctor Hugo Sosa, Edil da cidade de San Pedro Huamelula, celebrou no último dia de junho o matrimónio com a princesa jacaré Alicia Rubí. É um ritual ameríndio para assegurar tempos de fartura à nação, pois acredita-se que a jacaré representa uma divindade.

México: Presidente de câmara em prol da fartura casa com jacaré

"Pedimos à natureza chuva suficiente, comida suficiente, para que tenhamos peixes no rio", repetiu Sosa tal como os seus antecessores desde há milénios. É que a a pesca é a principal atividade económica da cidade na costa do Pacífico.

Após o "sim" sacramental, os munícipes imploram "Alcalde, un beso". E o eleito autárquico curva-se para a noiva, de sete anos e de vestido branco, para selar as núpcias com um beijo.

Ante a insistência dos seus eleitores, Sosa mais de uma vez curvou-se para colocar os lábios no focinho da noiva jacaré. Previamente amarrado para evitar mordidas indesejadas.

O ritual de casamento humano-réptil divino remonta a séculos pré-hispânicos entre as comunidades indígenas chontal e huave, no Estado de Oaxaca. A jacaré-divindade representa a mãe terra, e seu casamento com o líder local simboliza a união de toda a comunidade com o divino e fonte de prosperidade.

Fontes: Reuters/Heraldo de Mexico/.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project