AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mexilhões que onda de calor lixou no litoral do Canadá 10 Julho 2021

Quem se lixa é o mexilhão, diz o ditado. Também desta vez: ficaram assados milhões de milhões destes espécimes da classe de bivalves nas costas do Pacífico, em especial na província canadiana de Colúmbia Britânica.

Mexilhões que onda de calor lixou no litoral do Canadá

Bivalves aos montes morrem devido à onda de calor que devasta o Canadá. Os termómetros, que batem todos os recordes ao longo dos últimos dez dias, fazem mudar em parte o ditado.

Em parte: o contexto mudou e já não é a água do mar teimosa a principal inimiga do minúsculo ser marinho invertebrado de 35 gramas e pouco mais de duas polegadas (mede em média 6 centímetros). Iindefeso mexilhão, porque mais pequenino comparado com os seres marinhos invulneráveis à força das batidas.

Mudou o ambiente e é o calor abrasador — e já não só as ondas furiosas invadindo a costa e embatendo nas pedras, na rocha que são o habitat dos bivalves — que dizima estes seres apesar da sua dura concha.

— 
Fontes: /. Relacionado: 49,6ºC no Canadá, incêndio destrói 90% de Lytton, 03.jul.021; EUA, Canadá: 47,9ºC — Canícula jamais registada, 30.jun.021. Fotos (Getty/): .

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project