INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mikhail Gorbatchev, último presidente da URSS, morre aos 91 anos 31 Agosto 2022

A TASS anunciou o falecimento esta quarta-feira, 30 do ideólogo da Perestroika e último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbatchev, aos 91 anos. Em 1991 saiu da política, desiludido com a desagregação da União em dezenas de repúblicas apesar dos seus apelos de cariz genético — "temos os mesmos genes".

Mikhail Gorbatchev, último presidente da URSS, morre aos 91 anos

Gorbatchev perante o descalabro económico-social da economia estatizada idealizou e implementou a Perestroika — reestruturação, neologismo de 1985 lançado no seu discurso de aceitação do cargo de secretário-geral do Partido Comunista em 1985 e publicado preto no branco no ano seguinte. Mas viu desmoronar o seu projeto de reestruturar para manter o comunismo e a unidade das repúblicas.

O presidente defensor da glasnost /transparência na liderança do Estado, traduzida na mudança para a economia de mercado e participação de privados na gestão das estruturas económicas públicas, não queria, porém, o fim do comunismo. A ideologia tinha de continuar a unir as repúblicas " que são geneticamente uma única nação, temos os mesmos genes", apelava.

Mas de súbito as janelas de oportunidade que Mikhail Gorbatchev abriu tornaram-se em horizontes que as repúblicas descobriram, a abrir-se para a liberdade, para a independência. Uma onda imparável que Moscovo não pôde deter e que a Rússia não perdoa a Gorbatchev, superstar no Ocidente porque caiu o Muro de Berlim.

’Acordo Nuclear FNI’ entre os Estados Unidos e a Rússia

O tratado das forças nucleares de alcance intermédio-FNI assinado em 1987 entre Gorbatchev e Ronald Reagan obrigava os Estados Unidos e a União Soviética "a destruir todos os mísseis balísticos e de cruzeiro, lançados a partir do solo com alcance entre mil e 5.500 quilómetros". Vigorou trinta anos — até chegar Trump (Donald Trump rompe acordo nuclear de 1987 e anuncia : Não vamos ficar a ver a Rússia a fabricar armas e nós não, 23.out.018).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project