Quem o disse foi o ministro de Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, durante a intervenção na cerimónia de encerramento do ateliê e apresentação dos resultados do Projeto Reforço das Capacidades do Sistema Nacional de Seguimento e Avaliação em Cabo Verde.
“O Ministério da Agricultura e Ambiente dispõe hoje de um novo sistema de acompanhamento e avaliação, sensível às questões de género e idade, que está integrado ao sistema central de acompanhamento e avaliação do Governo, coordenado pela Direcção Nacional do Plano e integrado ao Sistema de Gestão Orçamental (SIGOF). Esse sistema tem a capacidade de realizar planeamento, acompanhamento e avaliação online, bem como gerar diversos tipos de relatórios”, vincou o governante.
O Sistema de Seguimento e Avaliação de Programas e Projetos no Ministério da Agricultura e Ambiente (SS&A-MAA) é uma “plataforma digital inovadora” que facilita o acompanhamento, a gestão e a avaliação de programas e projetos.
Financiado pelo FIDA e pelo Governo de Cabo Verde, este sistema, segundo o governante, é uma “ferramenta essencial” para assegurar a transparência na gestão e transparência na prestação de contas a nível nacional e internacional.
“Já tivemos vários sistemas de acompanhamento e avaliação ao longo das actividades do ministério, mas quisemos trabalhar um novo sistema que atenda às novas exigências que enfrentamos hoje e que seja também altamente sensível à temática do género, da idade. Isso faz todo sentido, pois estamos promovendo políticas sensíveis ao género e à juventude. Desejamos contar com um sistema que nos forneça informações relevantes nessas áreas”, salientou Gilberto Silva.
Portanto, acrescentou, o objectivo consiste em contribuir para melhoria da governança do sector, bem como reforçar o sistema de seguimento e avaliação no País.
“Nós somos uma peça de um todo e, portanto, há que reforçar esta peça e, para isso, temos que reforçar a nossa capacidade a nível do ministério, melhorar o seguimento físico e financeiro dos projectos, dispor de dados de boa qualidade desagregados, o sexo e idade e evidentemente também melhorar toda a nossa capacidade de avaliação”, concretizou o ministro.
O referido sistema inclui um manual de procedimentos, uma plataforma tecnológica e um caderno de indicadores e permite, igualmente, segundo Gilberto Silva, encaixar inquéritos, sendo um deles elaborado no âmbito de segurança alimentar e nutricional.
Conforme o mesmo, a capacitação dos técnicos integra também a lista dos demais resultados, tendo apelado a todos os colaboradores e dirigentes do ministério de Agricultura e Ambiente a fazerem o uso devido deste sistema, caso contrário, precisou, não será possível atingir os resultados almejados.
“Eu disse há pouco que já tivemos outros sistemas, mas falharam justamente porque não foram colocados em prática em condições”, considerou.
A Semana com Inforpress