CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministra da Justiça visita ilha do Maio 11 Agosto 2021

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, procedeu, nesta segunda-feira, 09, uma visita à ilha do Maio, na qual esteve na Câmara Municipal, na Conservatória dos Registos Notariado e Identificação, no Tribunal da Comarca, na Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE), e na Delegacia de Saúde.

Ministra da Justiça visita ilha do Maio

"O combate à morosidade da justiça e às pendências processuais têm de ser feitos desde o início. As pessoas, conhecendo os seus direitos e deveres, passarão a resolver os litígios sem recorrer diretamente ao Tribunal, reduzindo assim as entradas dos processos", afirmou a Ministra, segundo o Site Oficial do Governo de Cabo Verde.

A governante apontou ainda a necessidade da criação dum Palácio da Justiça na ilha do Maio, mas também a necessidade de desenvolver uma justiça restaurativa, através de novos mecanismos de arbitragem, de mediação e de conciliação.

Na reunião com o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Rosa, a Governante exprimiu a sua preocupação relativamente à transmissão da informação jurídica às populações nas diferentes localidades.

Relativamente à Reinserção Social, a Ministra da Justiça realçou a importância da colaboração entre as associações e os Municípios para a criação duma nova abordagem no Plano Nacional através de uma estratégia elaborada em função do número e tipo de reclusos e focada no seu acompanhamento durante o período de cumprimento de pena.

Já o Autarca do Maio saudou a iniciativa avançada pela Ministra sobre o desenvolvimento dum sistema de difusão da informação jurídica, especialmente, na ilha do Maio “que está passando por uma profunda transformação nas diversas dimensões”, segundo Miguel Rosa.

Entre outros assuntos, foram também abordadas as questões de Violência Baseada no Gênero (VBG), de proteção de testemunhas, de medidas contra o tráfico de drogas e de direitos humanos na ilha.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project