ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministro considera “grande ganho” País participar como membro efetivo na Comissão do Estatuto da Mulher 10 Mar�o 2022

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social disse hoje que a participação de Cabo Verde como membro efetivo numa sessão da Comissão do Estatuto da Mulher (CSW, sigla em inglês) representa “grande ganho” para o País.

Ministro considera “grande ganho” País participar como membro efetivo na Comissão do Estatuto da Mulher

“Nós anteriormente éramos um país observador da CSW das Nações Unidas, neste momento vamos participar pela primeira vez como membro efetivo, portanto é uma grande vitória das políticas de igualdade de género de Cabo Verde”, reforço Fernando Elísio Freire, à Inforpress.

O governante, que irá representar Cabo Verde em Nova York de 12 a 18 de Março, na 66ª Sessão da Comissão do Estatuto da Mulher, detalhou que esta participação é o resultado das medidas tomadas nos últimos anos pelo País.

Entre elas nomeou a transversalização do orçamento, a eliminação da proibição para frequência de estabelecimentos de ensino para alunas grávidas, bem como as medidas relacionadas com o combate à Violência Baseada no Género (VBG), principalmente a questão da denúncia.

Fernando Elísio Freire citou também as medidas tomadas no empoderamento económico das mulheres e no sentido de tirar o foco apenas na questão homem/mulher, mas sim colocá-lo na igualdade do género que, segundo disse, permitiram a Cabo Verde “ganhar credibilidade” para estar como membro efetivo desta comissão.

“Nesta sessão vamos falar essencialmente das alterações climáticas e o impacto que têm sobre igualdade do género, neste caso sobre as mulheres em particular”, declarou o ministro, lembrando que Cabo Verde está a passar por anos de seca, daí a importância do evento.

“É extremamente importante para nós, para podermos alinhar com aquilo que são as melhores práticas internacionais e também transmitirmos os nossos posicionamentos”, precisou.

Cabo Verde, como membro efetivo, que vai participar pela primeira vez, disse Fernando Elísio Freire, vai defender que se deve dar “um tratamento diferenciado” para os países arquipelágicos, que “sofrem com mais intensidade as alterações climáticas e que nem sequer contribuem para essa alteração”.

A Comissão sobre o Status da Mulher é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de género e ao empoderamento das mulheres.

Este órgão é fundamental na promoção dos direitos das mulheres, documentando a realidade da vida das mulheres em todo o mundo e moldando os padrões globais sobre igualdade de género e empoderamento das mulheres.

Cabo Verde foi eleito em 2021 para integrar a Comissão sobre o Estatuto das Mulheres – CSW para o período 2022-26.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project