ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministro da Agricultura e Ambiente participa no CORAF em Dakar 12 Abril 2018

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, encontra-se em Dakar, Senegal, onde participa, de 10 a 13 de Abril, no Conselho da África Ocidental e Central para Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola - CORAF.

Ministro da Agricultura e Ambiente participa no CORAF em Dakar

O CORAF é uma das quatro organizações sub-regionais africanas (SROs) que formam o Fórum para Pesquisa Agrícola em África (FARA). Funciona com base em Planos Estratégicos e Operacionais, o último dos quais abrange os períodos de 2007-2016 e 2014-2018, respetivamente. Através destes planos, o CORAF pretende contribuir para a realização do primeiro objetivo do Programa Compreensivo para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP), que é um desenvolvimento baseado na agricultura que elimina a fome, alivia e reduz a pobreza e a insegurança alimentar.

Segundo a organização, o objetivo deste painel Ministerial é capacitar as mais altas autoridades responsáveis pela Agricultura na África Ocidental e Central, no contexto da transformação da agricultura africana, a compartilhar seus pensamentos sobre a valorização do conhecimento adquirido. Investigação, formas e meios para o financiamento sustentável da investigação agrícola na África Ocidental e Central.

Em 2016, o Governo de Cabo Verde aprovou o seu programa e para agricultura assumiu o desafio de transformar a agricultura de subsistência numa agricultura de empresarialização, apostando na inovação e tecnologias visando o rendimento das famílias, o bem-estar das pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Esta visão ao encontro a do WAATP (novo Programa de Transformação Agrícola da África Ocidental) e WAAPP.

Cabo Verde tem interesse em fazer parte do novo Programa de Transformação Agrícola da África Ocidental (WAATP), atualmente na fase de conceção, pois é um projeto que visa a transformação da agricultura, com inclusão de 50% das mulheres em todas as intervenções do projeto.

Por isso, a determinação do Ministério da Agricultura e Ambiente em fazer parte ativa dos programas do CORAF (WAAPP e WAATP). Reconhece-se que embora a pobreza seja um grande desafio para os países membros do CORAF, a pobreza rural é acima de tudo feminina e não se pode fornecer soluções de desenvolvimento sem uma presença feminina forte e dinâmica.

Com apoio do CORAF e do Banco Mundial, o Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA) concluiu em 2016, o seu documento WAAPP-CV, visando sobretudo a geração e adoção de tecnologia inovadoras para melhorar a produtividade agrícola em Cabo Verde e África Ocidental.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project