NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministro da Cultura lamenta morte do artesão mindelense Djoy Soares 25 Mar�o 2018

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, manifestou hoje, em comunicado, o seu pesar pelo falecimento na sexta-feira, do artesão/ceramista Jorge Emanuel Cruz Soares, mais conhecido por Djoy Soares.

Ministro da Cultura lamenta morte do artesão mindelense Djoy Soares

Para o governante, Ribeira Bote, Mindelo, São Vicente e Cabo Verde, perderam uma das suas figuras “mais relevantes” do sector do artesanato, das artes e da criatividade, pela sua forma de trabalhar o barro que “era único”.

“Um mestre e ser humano sensível, que utilizava o barro enquanto veículo para moldar e contar histórias, resultantes das suas vivências, habilidade, técnica e dimensão criativa e artística. Um ceramista ímpar, um pilar do nosso artesanato”, escreve Abraão Vicente.

Apesar do seu desaparecimento físico, o ministro afirmou que Djoy Soares deixa um legado através das suas obras que estão patentes no Centro Nacional do Artesanato e Design e o conhecimento que transmitiu aos filhos e aos vizinhos na sua oficina em São Vicente.

Salienta ainda que o artesão estava envolvido num processo de comissão de certificação do artesanato nacional, por isso, é com “muita dor e pena” que Cabo Verde perde, de forma inesperada, este “grande artista”.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, em nome do Governo, endereça as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos próximos. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project