ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Parlamento: Ministro da Família pede junção de esforços para ajudar Cabo Verde a ultrapassar o “momento difícil” 10 Junho 2022

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social afirmou hoje que Cabo Verde está a passar momentos muito difíceis causados pelas crises, que exige um grande esforço financeiro e engajamento de todos no reforço da resiliência nacional.

Parlamento: Ministro da Família pede junção de esforços para ajudar Cabo Verde a ultrapassar o “momento difícil”

Fernando Elísio Freire lançou este apelo durante a sua intervenção na abertura do debate sobre o sector social, proposto pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para a primeira sessão parlamentar deste mês.

De acordo com o governante, este debate surge num momento em que Cabo Verde enfrenta os efeitos de uma tripla crise: a seca, a pandemia da covid-19 e a guerra na Ucrânia, ressalvando que as crises estão a ter um impacto profundo sobre o tecido social e económico do país.

Perante este cenário de crise, prosseguiu, o Governo definiu como prioridade máxima a protecção das pessoas e famílias mais vulneráveis, salvar os empregos e aumentar a resiliência, tendo realçado que o mesmo tem trabalhado por forma a diminuir os efeitos negativos da crise sobre as famílias cabo-verdianas, através de medidas emergenciais e temporárias.

“Nos últimos anos temos actuado com objectivos claros de combater desigualdades sociais e a pobreza e aumento do rendimento das famílias mais vulneráveis garantindo a essas famílias o acesso aos serviços sociais de base, saúde, cuidados e educação e criando as condições mínimas que lhes permitam assegurar o bem-estar e qualidade de vida dos seus membros”, afirmou, garantindo que irão continuar a trabalhar na promoção das reformas estruturais que reforcem a autonomia das pessoas, da família e das empresas.

O ministro salientou, neste sentido, um conjunto de medidas tomadas pelo executivo nos últimos anos com destaque para a criação do Cadastro Social Único a nível nacional, Rendimento Social de Inclusão, referindo que mais de 29 mil famílias já foram beneficiadas.

“A grande novidade, a criação da Política Nacional de Cuidado, que permitiu a prestação de cuidados a 600 idosos ao domicílio, a Política de Cuidados entrou na agenda política mobilizando o sector privado, reforçando o trabalho das organizações sem fins lucrativos, aumentou-se o número de creches centro de idosos e melhorou-se as condições de acolhimento”, apontou, salientando que o Governo já investiu mais de 20 milhões de contos na promoção da coesão social e para acudir os mais necessitados.

Ainda segundo o ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, os resultados demonstram que o Governo tomou medidas “adequadas e ajustadas” e que essas medidas produziram resultados demonstrando a forma rápida e assertiva aplicada no combate à seca, pandemia e crise inflaccionista.

“Por causa da invasão da Rússia, o mundo está perante o bloqueio da exportação de cereais”, lembrou, reconhecendo que o mundo está a lidar com duas crises e que o Governo tem tomado medidas mitigadoras para a estabilização de preços de combustíveis, trigo, milho, arroz e leite em pó e redução do IVA para electricidade, entre outros.

Fernando Elísio Freire concluiu sua intervenção reiterando que o Governo está a agir e a mitigar os efeitos sobre as famílias mais vulneráveis, que o momento é muito difícil e que o País só irá vencer mais uma crise se todos se unirem nesta luta.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project