CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministro de Estado efectua visita oficial à região Fogo e Brava 04 Setembro 2018

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, inicia, a partir desta segunda-feira, 03, uma visita de trabalho de quatro dias às ilhas do Fogo e Brava. A visita, que se enquadra no périplo pelos municípios do País, visa constatar "in loco" o ponto de situação sobre um conjunto de competências passadas às câmaras municipais das duas ilhas, bem como visitar as obras financiadas pelo Executivo cabo-verdiano, através do Fundo Ambiente, no âmbito do relacionamento entre o Governo e os Municípios.

Ministro de Estado efectua visita oficial à região Fogo e Brava

A visão do Governo, segundo a sua página oficial, é focar naquilo que é o potencial de cada município e a partir deste, potencializar o seu desenvolvimento, através dos investimentos virados para a sua capacidade e que possam transformar-se em mais-valia, para melhorar a condição de vida das pessoas.

"Com esses investimentos, os municípios estão a ser preparados para receber o desenvolvimento, tornando-os em cidades mais modernas, mais aprazíveis/acolhedoras e mais atractivas para todos os cidadãos que vivem nelas e para os que as visitam", anuncia o Governo.

A mesma fonte sublinha ainda, que esta visita será uma oportunidade para mostrar que esta nova forma de relacionamento com os municípios, com mais diálogo, mais parceria e mais recursos, está a dar bons frutos e que em estreita articulação com as autarquias, o Governo está a trabalhar afincadamente para que todos os Municípios contribuam para o desenvolvimento do país.

A agenda de visita do Ministro do estado à região Fogo e Brava
Na sua chegada à ilha do Fogo, o Ministro aproveita a ocasião para visitar o Concelho de Santa Catarina, onde terá um encontro, com o Executivo Camarário, estando prevista, uma visita a obras realizadas, no âmbito dos programas assinados com a Camara Municipal local.

Já, no período da tarde desta segunda-feira, Fernando Elísio Freire tinha, igualmente, previstas visitas a duas habitações sociais na localidade de Enseada Helena, ao Estádio e ao Cemitério municipais, bem como uma paragem na localidade de Roçadas para visitar o projeto Impacto.

Para o dia 04, o governante estará na ilha da Brava, onde fará uma visita de cortesia ao Presidente da Camara Municipal e a várias localidades, incluindo as obras de requalificação do Polivalente de Nossa Senhora do Monte (NSM), financiado pelo Ministério do Desporto, tendo previsto, também, um encontro com os jovens da ilha, bem como uma reunião com os responsáveis das instituições envolvidas na implementação do programa de mitigação do mau ano agrícola.

De volta à ilha do Fogo, na quarta-feira, Freire deslocar-se-á ao concelho dos Mosteiros para visitar algumas obras financiadas pelo Governo e ter um encontro alargado com os jovens daquele município e no último dia, visitará o Município de São Filipe.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project