ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministro diz que Cabo Verde aumentou a capacidade de stock de produtos alimentares 20 Junho 2022

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, garantiu hoje que Cabo Verde aumentou a capacidade de stock dos produtos alimentares no País e que tudo foi feito para evitar a rotura no abastecimento dos alimentos.

Ministro diz que Cabo Verde aumentou a capacidade de stock de produtos alimentares

Gilberto Silva deu estas garantias aquando da declaração da situação de emergência social e económica derivada dos impactos da guerra na Ucrânia, salientando que medidas adicionais foram tomadas a tempo para evitar a ruptura e travar a subida exagerada dos preços, segundo revelou a Inforpress.

O País, frisou, tem um stock de milho de segunda em 7,33 meses, de 11 meses para o arroz, de sete meses para o trigo, de um mês para a farinha de trigo, entretanto fabricado a partir do trigo em grão estocado, de quase três meses para o açúcar e de pouco mais de quatro meses para o feijão, de 45 dias para o leite em pó e de quase quatro meses para o óleo alimentar.

“Estamos aqui a falar de produtos que demandam maior logística para o stock em Cabo Verde, de uma posição de stock que nos dá satisfação e é evidente, vamos ter de continuar a fazer uma boa articulação com o comércio, no sentido de assegurarmos esta situação favorável no País”, asseverou.

Segundo a mesma fonte, eisse que no rol das medidas aprovadas antes, o Governo acrescentou o trabalho público para que as famílias mais afectadas posam ter acesso a outros rendimentos, de forma a poderem aceder melhor aos alimentos.

São 241 mil contos nos próximos três meses, mais 12 mil contos que serão afectados às organizações religiosas e acções sociais para que possam, também, fazer da melhor forma, ajudar as famílias em maior aflição em matéria alimentar”, sintetizou.

O governante ressaltou, contudo, que a tendência a nível internacional é para se manter o aumento dos preços, exemplificando que em relação ao trigo houve um aumento de 3% de Abril para Maio, mas que quando comparada a avaliação homóloga com Maio de 2020 constata-se um aumento de 56%.

A mitigação teve impacto das medidas adoptadas pelo Governo, explicitou, assim como no nível da pecuária manteve a bonificação da ração 30 por cento mais baixo caso não fossem tomadas estas medidas.

Ao apresentar o espelho do impacto da crise internacional sobre a situação alimentar e nutricional em Cabo Verde, Gilberto Silva sublinhou que o Governo tomou medidas importantes em Março para travar os preços, como compensação aos importadores que resultaram em variação negativa em Maio em produtos como milho de segunda, farinha de trigo, arroz, leite em pó e açúcar, entre outros, escreve a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project