ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministro do Mar garante que os 14 compromissos para com a economia azul assumidos pelos Governo estão em marcha 08 Fevereiro 2023

O ministro do Mar, Abraão Vicente, garantiu hoje que os 14 compromissos para a economia azul, assumidos pelo Governo no seu programa 2021-2026, estão em marcha e apontou vários projectos em curso com visita ao desenvolvimento do sector.

Ministro do Mar garante que os 14 compromissos para com a economia azul assumidos pelos Governo estão em marcha

Ao introduzir o debate no parlamento, Abraão Vicente afirmou que mais do que um sector da mitigação da pobreza a economia azul é encarado pelo executivo como um pilar do futuro para o desenvolvimento de Cabo Verde.

“A economia mundial em torno dos oceanos está avaliada em torno de 1,5 trilhões de dólares americanos por ano, não obstante 80% do comércio global em volume é transportado pela via marítima e 350 milhões em todo mundo estão ligados somente ao sector da pesca.

“Cabo Verde não poderia ficar diferente perante tal dinâmica internacional e distraído em relação ao diálogo que hoje se faz relativamente à economia azul”, acrescentou, frisando que 90% dos recursos cabo-verdianos são oceânicos e que apenas 20% foram ainda explorados até agora. Sublinhou que há um longo caminho a ser desbravado com responsabilidade social e ambiental.

Neste sentido, indicou que foram elaborados, aprovados e estão em fase de implementação vários instrumentos designadamente a carta de política para economia azul, o quadro estratégico unificado para promoção da economia azul o plano nacional de investimento para o sector, observatório da economia e o comité de pilotagem intersectorial para economia azul.

Falou ainda dos investimentos nas áreas de inovação e investigação para promover a economia azul e as pescas.

O titular da pasta do mar referiu-se ao projecto Calhau Azul, quadro para o desenvolvimento do turismo náutico, pesca desportiva, pesca recreativa e anunciou a revisão da concessão de marinas em Cabo Verde.

“Temos financiamento de mais de 115 mil contos para o desenvolvimento da cadeia de valor das pescas. As energias renováveis, fotovoltaicas e eólicas das marés e para redução dos impactos energéticos também estão em cima da mesa com várias linhas de financiamento ao qual Cabo Verde terá acesso”, revelou.

Abraão Vicente indicou também que a rede de portos azuis está a avançar, adiantando que a Enapor apresentará dentro de semanas o seu plano de transição energética.

“Um conjunto de obras, tal como foi anunciado, serão de facto efectivados com o financiamento do Governo de Cabo Verde, através do Banco Mundial. Uma nova rede de portos de pesca será construída em Cabo Verde, uma nova geração de desembarcadores será construída através de um programa visionário deste Governo”, realçou.

A intenção do Governo é consolidar-se o hub de São Vicente, mas ter pernas em todo Cabo Verde, daí estar em curso o programa vasto de desenvolvimento da logística para o sector das pescas.

Durante a sua intervenção Abraão Vicente enalteceu o nível de financiamento da economia azul e referiu-se concretamente à plataforma Blu-X pilotada pela Bolsa de Valores e as primeiras obrigações azuis lançadas pela IIB (International Investment Bank) e cujos recursos serão revertidos para o financiamento dos projectos na área da economia marítima.

“É um sinal claro da confiança no sector privado, da Bolsa de Valores, dos empresários na nova dinâmica e nova visão que o Governo tem imprimido ao sector da economia azul”, enfatizou.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project