SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ministro incentiva PN a melhorar sua situação para ganhar mais confiança dos cabo-verdianos 08 Mar�o 2021

O ministro da Administração Interna salientou, hoje, que a PN é das instituições mais confiáveis de Cabo Verde, mas ainda assim exortou os policiais a melhorarem a sua actuação por forma a ganhar mais confiança dos cidadãos cabo-verdianos.

Ministro incentiva PN a melhorar sua situação para ganhar mais confiança dos cabo-verdianos

Conforme noticia a Inforpress, Paulo Rocha, que falava aos jornalistas após a abertura da XV Conselho de Comandos da Polícia Nacional (PN), sublinhou que é preciso frisar que os estudos que apontam para redução do nível de confiança na polícia, mostram também que a PN continua a ser uma das instituições em que mais os cabo-verdianos confiam.

“Obviamente há uma tendência sempre a falar na perspectiva da PN, quando o estudo fala na polícia no geral. Mas também não podemos esquecer, que de acordo com o estudo da Afronsagem, no caso, que a PN é terceira instituição que tem a maior confiança dos cidadãos e essa constatação também não é agora”, destacou.
Por isso salientou que dentro daquilo que é o processo natural de qualquer instituição a perspectiva é para melhorar daí o apelo.

“A PN lida com as pessoas no seu dia-a-dia. Diferentes realidades, diferentes locais e diferentes situações. A PN tem de permanentemente fazer um esforço de actuação visando a melhoria do seu desempenho e dos resultados. É nesta perspectiva que exorto sempre a PN a procurar a melhoria dentro daquilo que é processo normal de crescimento institucional”, disse.

Segundo a mesma fonte, Paulo Rocha afirmou que os dados hoje apresentados e que apontam para uma redução de ocorrências criminais na ordem de 57% nos últimos cinco anos, demonstra que a intuição tem tido “bom desempenho”.

“A perspectiva tanto do Governo como da própria direcção da PN é sempre de melhoria. Impedir, antecipar as ocorrências criminais lá onde for possível, e lá onde não conseguirmos prevenir reagir com rapidez, eficiência e eficácia e conseguir descobrir rapidamente os autores. Também nessa perspectiva reactiva a PN também tem tido um grande desempenho”, disse o ministro.

Dados apresentados pelo director nacional da PN, Emanuel Moreno, avança a mesma fonte, apontam que pelo quinto ano consecutivo houve uma diminuição de ocorrências criminais em Cabo Verde num total acumulado de menos 11.915 casos correspondentes a 57% das ocorrências a nível nacional.

Um estudo de Afrosondagem, realizado com base num inquérito de Dezembro de 2019 e cujos resultados recentemente foram divulgados apontaram que a proporção dos cabo-verdianos que dizem não confiar ou confiam pouco na polícia tem aumentado, tendo passado dos 40% em 2014, para 45%, em 2017 e para 51% em 2020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project