LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Missão de Timor-Leste de apoio às eleições já está na Guiné-Bissau 12 Outubro 2022

A missão de Timor-Leste para apoiar o processo eleitoral na Guiné-Bissau já está em Bissau, Guiné-Bissau, anunciou hoje o gabinete do primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, após um encontro no Palácio do Governo.

Missão de Timor-Leste de apoio às eleições já está na Guiné-Bissau

Em nota divulgada na rede social Facebook, o gabinete do primeiro-ministro guineense refere que a missão timorense e apoio ao processo eleitoral vai dar assistência técnica ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

“No encontro orientado pelo chefe do Governo, ficou assente, entre outros, que esta missão de Timor de apoio ao recenseamento estará diretamente ligada ao GTAPE, de forma próxima, prestando apoio e colaboração na execução do calendário eleitoral, traçado pelas autoridades nacionais”, pode ler-se na nota.

Há cerca de dois meses, uma missão de técnicos timorenses já tinha estado na Guiné-Bissau para avaliar as necessidades.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a 16 de maio o parlamento da Guiné-Bissau e marcou eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.

Os principais partidos políticos guineenses defenderam a realização de um recenseamento eleitoral de raiz, que segundo a lei deve durar cerca de três meses, mas, até ao momento, o recenseamento eleitoral ainda não começou.

O primeiro-ministro guineense afirmou à Lusa em setembro que a preparação das eleições estava a “andar muito bem” e manifestou estar otimista para a realização das legislativas antecipadas na data prevista.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project