LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Moçambique/Ataques: Governo dá prioridade a pontos afetados pelo conflito na distribuição dos livros escolares 20 Agosto 2022

A Direção Provincial de Cabo Delgado, norte de Moçambique, está a dar prioridade aos distritos afetados pela insurgência armada na distribuição de livros, uma medida que visa incentivar os alunos e professores a regressarem às zonas agora seguras.

Moçambique/Ataques: Governo dá prioridade a pontos afetados pelo conflito na distribuição dos livros escolares

“Logo que recebemos os livros demos prioridade aos distritos de Quissanga, que está com sete escolas reabertas, Palma, que tem 13 escolas reabertas, e Mocímboa da Praia, que tem três instituições de ensino reabertas”, explicou Melchior Patrício, porta-voz da Direção Provincial de Cabo Delgado, em conferência de imprensa, citado pela Lusa.

No total, a província de Cabo Delgado recebeu 611.601 livros escolares de distribuição gratuita, um material didático que deverá ser distribuído pelos 17 distritos que compõem a província.

Segundo Melchior Patrício, a decisão de dar prioridade aos distritos afetados pelo conflito armado visa incentivar o regresso dos alunos e professores que fugiram daqueles pontos devido a violência armada, num momento em que se regista a “melhoria das condições de segurança nas regiões”.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas está a ser aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Conforme a mesma fonte, há 784 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Desde julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda, a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes, mas a fuga destes tem provocado novos ataques noutros distritos usados como passagem ou refúgio temporário.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project