LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Moçambique/Ataques: Pelo menos 16 supostos terroristas mortos nas últimas 72 horas – polícia 28 Setembro 2022

O comandante-geral da polícia moçambicana anunciou hoje a morte de 16 supostos terroristas, nas últimas 72 horas, na província de Cabo Delgado, atormentada por ataques armados desde 2017.

Moçambique/Ataques: Pelo menos 16 supostos terroristas mortos nas últimas 72 horas – polícia

"Hoje foram enterrados 16 terroristas que morreram por ferimentos causados pelas armas das Forças de Defesa e Segurança, além de cobras, leões e até de crocodilos", disse Bernardino Rafael citado pela Lusa.

O comandante-geral falava durante uma visita à aldeia de Nathuco, no distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, onde os grupos armados incendiaram 12 casas no domingo.

Ninguém foi ferido no ataque, referiu o comandante, avançando que vão ser capacitadas alguns residentes para a “defesa da aldeia”.

Segundo a mesma fonte, Bernardino Rafael apresentou ainda quatro pessoas que supostamente aliciavam e recrutavam jovens para integrar "as fileiras dos terroristas".

"Este é um recrutador e radicalizador. Ele enganou muitos jovens para poderem integrar as fileiras dos terroristas", disse o comandante-geral, enquanto apresentava um dos recrutadores.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por violência armada, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde há um ano com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de violência a sul da região e na vizinha província de Nampula.

Há cerca de 800 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, refere a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project