LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Moçambique/Dívidas: Começa hoje leitura da sentença do maior caso de corrupção na história do país 01 Dezembro 2022

A leitura da sentença do processo das dívidas ocultas, com 19 arguidos acusados de envolvimento no maior caso de corrupção na história de Moçambique, começa hoje no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo.

Moçambique/Dívidas: Começa hoje leitura da sentença do maior caso de corrupção na história do país

A leitura do acórdão deverá prolongar-se por cinco dias, algo inédito na justiça moçambicana.

Os trabalhos vão arrancar às 09:00 de Maputo (07:00 de Lisboa).

A leitura vai ser feita na tenda da cadeia de máxima segurança de Maputo, vulgo BO, que também acolheu o julgamento, que durou sete meses.

Justificando os cinco dias de leitura da sentença com a complexidade do caso, o porta-voz do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo admitiu a possibilidade de se estender pelo fim de semana.

Ndambi Guebuza, filho mais velho do antigo presidente moçambicano Armando Guebuza, e antigos dirigentes dos serviços secretos moçambicanos estão entre os 19 arguidos.

São acusados pelo Ministério Público moçambicano de envolvimento num esquema que defraudou o Estado em mais de 2,7 mil milhões de dólares (2,6 milhões de euros) de dívida contraída junto de bancos internacionais, entre 2013 e 2014.

Os empréstimos foram avalizados pelo Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), liderado então por Guebuza, sem conhecimento do parlamento e do Tribunal Administrativo.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project