LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Moçambique: Líderes das Comunicações Lusófonas debatem em Maputo o sector das Comunicações - “É tempo de Futuro” 31 Maio 2019

Está agendado para os próximos dias 03 e 04 de junho, em Maputo-Moçambique, a realização do XXVII Fórum das Comunicações Lusófonas 2019, organizado pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), tendo como tema central a “Visão, Inovação e Ação: É Tempo de Futuro”. Neste evento reúnem-se os Presidentes, CEO’s, Administradores e outros Dirigentes das empresas operadoras de Comunicações (correios e encomendas; telecomunicações e comunicações eletrónicas e conteúdos de televisão e media) e das autoridades reguladoras do setor, membros da AICEP, dos 9 países e território de língua oficial portuguesa.

Moçambique: Líderes das Comunicações Lusófonas debatem em Maputo o sector das Comunicações - “É tempo de Futuro”

Segundo a organização, representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que constituem o universo desta associação internacional, estarão presentes neste Fórum para debaterem questões relacionadas com o setor das comunicações.

Para a mesma fonte, o sector das Comunicações desenvolve-se a um ritmo sem precedentes e nunca visto. O peso da economia digital na economia global é cada vez mais significativo, com taxas de crescimento muito relevantes e com uma importância na sociedade cada vez mais central. Aliás, se as comunicações pararem, o mundo certamente também pára".

Diz a organização que a economia digital é um ecossistema complexo e diversificado, constituído por vários vasos intercomunicantes, devidamente enquadrados por legislação de proteção dos consumidores, nas vertentes da segurança, da proteção de dados e da privacidade.

Devido aos desafios que a economia digital traz para o mundo atual, várias questões serão levantadas ao longo do Fórum, a saber: Como podem (devem) os operadores de correios e encomendas adaptar-se ao digital? Como devem encarar o desafio do forte declínio do correio endereçado e aproveitar a oportunidade do crescimento das encomendas provenientes do comércio eletrónico? Quais deverão ser as novas alavancas de crescimento dos operadores de correios e encomendas? Quais as novas estratégias para fidelizar os clientes e como diferenciar as suas ofertas? Como gerir a necessidade de aumento do investimento, muitas vezes sem as devidas contrapartidas is e WiFi e, no futuro próximo (já hoje), entre as redes de 5G e as redes de Fibra Ótica, entre outras.

Para além destas questões, o XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019 está organizado em quatro painéis temáticos, designadamente “Tendências de Evolução: o que temos à nossa frente”; “Regulação e Concorrência: apoiar o desenvolvimento e o progresso”; “Inovação, Proximidade e Confiança; e “Estado e Tendências das Comunicações Lusófonas”.

É de realçar que no evento serão ouvidos todos os líderes dos operadores e das autoridades reguladoras membros da AICE, membros do Governo de Moçambique e de representantes diplomáticos dos diversos Países de Expressão Portuguesa, bem como vários especialistas com a finalidade de proceder-se a um "intenso" trabalho de reflexão e debate sobre temas "mais oportunos" para o setor das Comunicações na Lusofonia.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project