LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Moçambique: ’Missão Ruandesa mata 30 terroristas em Cabo Delgado’ — Incomoda divergência entre Governo e SADC 28 Julho 2021

A boa notícia sobre a "liquidação de 30 terroristas em Quionga" — na passada quinta-feira, 22, pelas Forças de Defesa e da Polícia Nacional do Ruanda — só tem a amargá-la a evidência de que o governo moçambicano e a SADC não estão em sintonia. O motivo é o desacerto da data de entrada do contingente de mil homens das forças militares e policiais ruandesas com a missão de combater o terrorismo em Cabo Delgado, onde o djihadismo já ceifou a vida a mais de duas mil pessoas e fez fugir mais de oitocentas mil desde 2017.

Moçambique: ’Missão Ruandesa mata 30 terroristas em Cabo Delgado’ — Incomoda divergência entre Governo e SADC

O ministro moçambicano da Defesa, Omar Saranga, contudo escusa-se a comentar essas informações: "Esse é um objetivo operacional a que não posso responder. Quem pode responder é o comandante operacional".

A reserva do ministro é comparável ao secretismo que rodeia a entrada das forças estrangeiras na martirizada região. Aparentemente, só o órgão regional Carta de Moçambique noticiou a tempo, com base no que confirmou o presidente Nyusi, sobre a presença do contingente ruandês de mil homens.

Pouco antes, a SADC-Comunidade de Desenvolvimento da África Austral tinha anunciado o início de operações na província no norte de Moçambique a 15 de julho, com a duração de três meses. De acordo com esse comunicado da SADC (Sadec), a intervenção militar insere-se no protocolo regional de política de defesa e segurança, reconhecido pelas Nações Unidas.
— 

Fontes: ODia.mz/Cartamz/DW.. Fotos (DW): Terroristas destruíram edifícios e outros bens estatais em Cabo Delgado: a esquadra da Polícia Regional, a viatura policial incendiada, a Divisão de Identificação Civil... A distância entre (A) a capital e (B) Quionga//Qionga (em Cabo Delgado) é maior que entre (B) e o Ruanda.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project