REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Moçambique: Troncos de árvore fossilizados com 259 milhões de anos 11 Julho 2021

«Pinheiros em África? O pinhal do planalto leste foi plantado por mãos humanas mais de 259 milhões de anos depois!» Este é o primeiro comentário que por aqui surgiu à notícia da descoberta de duas novas espécies de troncos de árvore fossilizados com 259 milhões de anos — como divulga um artigo científico agora publicado na revista ’Journal of African Earth Sciences’.

Moçambique: Troncos de árvore fossilizados com 259 milhões de anos

A descoberta das duas novas espécies, denominadas Protaxodioxylon verniersii e Protaxodioxylon metangulense, da família das coníferas, foi feita por uma equipa luso-moçambicano-sulafricana, o Ricardo Araújo, o Nelson Nhamutole e a Marion Bamford, a partir de troncos fossilizados, junto ao Lago Niassa, na província do Niassa.

Segundo o paleontólogo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, do Instituto Superior Técnico, os troncos fossilizados são de um género que já era conhecido no hemisfério Norte e nos períodos do Jurássico e Cretácico (há 205 a 142 milhões de anos), mas que era desconhecido no Pérmico, há cerca de 259 milhões de anos, quando os dinossauros ainda não existiam.

Clima subtropical húmido

Esta descoberta "permite perceber que o clima na altura era subtropical e húmido, muito diferente do clima que temos hoje" nesta região, adiantou Ricardo Araújo.

Antes, a equipa já tinha anunciado, em 2013, a descoberta em Moçambique de fósseis de um dicinodonte (herbívoros com duas presas, cujo nome significa "dois dentes de cão"), um ancestral dos mamíferos, cujo género foi então designado de Niassodon, do mesmo período geológico do Pérmico. E, em 2020, anunciou a presença em Moçambique de outro dicinodonte, o Lystrosaurus, com 245 milhões de anos, já do Triásico.

— 

Fontes referidas. Fotos: Antepassados de árvores coníferas: Protaxodioxylon metangulense (à esqª) e Protaxodioxylon verniersii (à dtª). Mapa do sítio geológico na região do Lago Niassa, Moçambique.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project