Neste momento está-se na fase final da avaliação do concurso para a adjudicação à empresa vencedora. A Câmara Municipal de S. Filipe espera que, no começo de dezembro, o projeto seja submetido ao Tribunal de Contas para o necessário visto, já que o seu financiamento ultrapassa os 20 mil contos.
Com este projeto de asfaltagem, a edilidade sanfilipense pretende melhorar sobretudo a caracterização estética da centenária cidade dos sobrados e facilitar a mobilidade de pessoas e viaturas. Visa ainda contribuir para a melhoria da infraestrutura viária da cidade, garantindo assim uma melhor qualidade de vida aos residentes e maior segurança na circulação de viaturas, pessoas e bens.
O executivo chefiado por Nuías Silva vai investir mais de 140 mil contos neste programa de asfaltagem. Com isso serão interligadas as áreas alcatroadas através dos projetos da requalificação urbana do centro histórico da cidade da cidade (calcetamento e asfaltagem) e de asfaltagem dos troços Polícia/Porto do Vale de Cavaleiros/ Cobom/Bairro III Congresso e Cruz dos Passos/Bairro do III Congresso.
O projecto é extensivo às vias transversais de Santa Filomena, que passam por Cruz Vermelha, Cobom até Xaguate; a da antiga central até ao Hospital Regional São Francisco de Assis; as vias da Escola Central/Igreja de Jesus Cristo, Shell/Santa Filomena; as da Shell/Alto Aguadinha/Pé de Campo; as vias de Bar Fixe/Cruz dos Passos e Sucupira/Rotunda da Esquadra da Polícia Nacional. Estas são as primeiras vias que serão asfaltadas no início de 2023 e para as quais o concurso público já foi lançado, estando-se neste momento na fase de avaliação das propostas.
Além destas vias, vão ser também alcatroadas Rotunda da Esquadra Policial/Beltches e Polidesportivo Simão Mendes/Cemitério de baixo/Avenida marginal/Rua paralela ao hospital, obras cujo concurso será lançado no início do próximo ano. Mas o processo de asfaltagem da cidade de São Filipe não vai parar em 2023, estender-se-á até 2024. Segundo previsão da CMSF, outras nove ruas serão alcatroadas até essa data.