Os ganhos da moeda coincidiram com um aumento no preço do petróleo, que representa 90 por cento da receita de exportação de Angola. Prevê-se um bom ano económico de 2023, com a expectativa de crescimento de 2,9%, depois de cinco anos de recessão.
A economia angolana em 2023 está pois em alta, segundo os ratings das principais agências financeiras. Aponta-se que é resultado da intervenção do FMI no programa de ajustamento financeiro de $4,5 biliões de dólares (450 mil milhões de contos CVE) que terminou em dezembro transato.
Impulso petrolífero. O preço do petróleo quase duplicou de valor de 2022 para 2023 ao chegar aos 139 dólares. Depois da valorização registada em 2022, e que prosseguiu até janeiro corrente quando atingiu os 28%, apesar da queda de preços para uma média de 100 dólares por barril.
Pior é o rublo. Segundo reporta, esta segunda-feira, o Africa Press Net , a citar o Bloomberg, contrariamente ao kwanza, a pior moeda nacional desde o início de 2023 é o rublo. A moeda da Rússia perdeu 37 por cento face ao dólar.
Fontes: Africa Press Net /Bloomberg/IMF.