INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morre Dom Paulino Évora — 33º bispo, 1º do Cabo Verde independente 17 Junho 2019

Cabo Verde está de Luto, com destaque para a comunidade católica. É que Dom Paulino do Livramento Évora faleceu, este domingo, segundo anunciou — "com profunda dor mas com muita esperança" — a Diocese de Santiago, de que foi Bispo de 1975 a 2009.

Morre Dom Paulino Évora — 33º bispo, 1º do Cabo Verde independente

O seu corpo vai estar em câmara-ardente na Igreja pró-catedral da Praia, a partir das 17 H de terça-feira, 18. Já a Missa exequial está prevista às 10H de quarta-feira, 19, a preceder o cortejo fúnebre para o cemitério da Várzea.

Paulino do Livramento Évora nasceu em São Nicolau em 22 de junho de 1931 e veio a ser o primeiro a ocupar a cátedra episcopal no país independente.

É também o 33º a chefiar o Bispado de Santiago, nos 486 anos desde a sua fundação, em 31 de janeiro de 1533, pelo Papa Clemente VII, sob a designação ’Diocesis Sancti Iacobi Capitis Viridis’ — que abrangia todo o arquipélago de Cabo Verde e a Guiné-Bissau.

O legado do Dom Paulino à história de Cabo Verde vai, decerto, ser objeto da serena avaliação da ciência histórica. Que descanse em paz.

Programa das exéquias

  • Velório no convento das Irmãs Franciscanas, na Achada Santo António até terça-feira, 18, às 16H.
  • Câmara-ardente na Igreja pró-catedral a partir das 17 H de terça-feira, 18, com celebração da Oração Vespertina e a Missa de Sufrágio às 18H15.
  • Missa exequial às 10H de quarta-feira, 19, a preceder o cortejo fúnebre para o cemitério da Várzea.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project